Inscrições para o Enem 2018 continuam até sexta-feira

Neste ano, a prova seguirá as alterações aplicadas em 2017, com exceção de algumas mudanças

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
***
O prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai até às 23h59 destra sexta-feira (18). Em 2018, a taxa permanece de R$ 82 e deve ser paga até 23 de maio. Sendo que, a avaliação acontecerá novamente em dois domingos consecutivos, em 4 e 11 de novembro, e os candidatos terão mais trinta minutos para concluírem a prova no segundo dia. Além disso, a remarcação da prova poderá ser feita em até cinco dias úteis após a última data de aplicação.
Na edição em que o Enem completa 20 anos, a oficialização do cadastramento no exame deve ser efetuada pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): https://enem.inep.gov.br. Aliás, neste ano, a suspensão da regra que previa a anulação da redação que violasse os direitos humanos continuará valendo e a prova prosseguirá sendo aplicada em dois domingos seguidos, com a mesma distribuição adotada em 2017: no primeiro dia, serão aplicadas 45 questões de linguagens, 45 questões ciências humanas e a redação; no segundo dia, serão entregues 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
Contudo, o tempo de prova do último domingo teve o acréscimo de meia hora, somando assim 5 horas de duração. Enquanto, o domingo inicial seguirá o intervalo de 5h30, igual ao ano passado. E tanto no dia 4 como no dia 11 de novembro, o fechamento dos portões ocorrerá às 13 horass e o começo das provas será às 13h30. Além do mais, o maior concurso nacional deu início às novidades com o inédito processo de pedido antecipado de isenção da taxa de inscrição, realizado entre 2 e 15 de abril.
Desta maneira, são três perfis de candidatos que não precisarão pagar os R$ 82: participante que tem direito à isenção (como bolsistas da rede privada ou membros de programas sociais), que pediu o benefício e teve sua solicitação aprovada no dia 23 de abril; concluinte do Ensino Médio em escola da rede pública que se ausentou em 2017 e teve justificativa de ausência aprovada; concluinte do Ensino Médio em escola da rede pública, em 2018, que não solicitou isenção (mesmo não tendo feito o pedido, esses alunos conseguirão a gratuidade automaticamente).
Os demais participantes, incluindo aqueles que tiveram a solicitação de isenção da taxa reprovada, deverão desembolsar o valor do boleto até 23 de maio, se não terão a inscrição anulada. Inclusive, o candidato que tiver problemas logísticos durante a aplicação poderá solicitar a remarcação do exame em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação, sendo que os casos serão julgados individualmente pela Comissão de Demandas.

  • Os dados de cadastramento no exame devem ser preenchidos no site do Inep