Inscrições para o ProUni 2019 estão abertas

Estudantes podem concorrer a bolsas de estudo de Ensino Superior até domingo (3)

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
***
Nesta quinta-feira (31), o Programa Universidade para Todos (ProUni) deu abertura ao processo de inscrição para bolsas de estudo de Ensino Superior por todo o país. Somente no estado de São Paulo, serão ofertadas 59.240 bolsas, sendo 34.752 integrais e 24.488 parciais. Os interessados têm até às 23h59 deste domingo (3) para realizar o cadastro pela internet.
No total, esta edição do programa disponibiliza 243.888 bolsas pelo Brasil, sendo 116.813 integrais e 127.075 parciais, em 1.239 instituições de educação superior. O ProUni possibilita a consulta de vagas por curso, instituição ou município em sua página online, a mesma usada para as inscrições: http://siteprouni.mec.gov.br/.
Podem se inscrever no processo seletivo do ProUni estudantes brasileiros sem diploma de Curso Superior e que tenham participado do Enem 2018, tendo obtido no mínimo 450 pontos na média das notas da prova e nota superior a zero na redação. Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Além disso, os alunos devem satisfazer a, pelo menos, uma das seguintes condições para participar do programa: ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola; ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Neste último caso, não é necessário comprovar renda.

  • Interessados devem se atentar aos critérios do programa educacional