Inscrições para o “XV Festipoema” iniciam no próximo sábado”

O 15º Festival de Poemas de Pindamonhangaba estará com as inscrições abertas no próximo sábado (17). O festival é uma realização conjunta da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba e da Academia Pindamonhangabense de Letras.
Podem participar poetas e intérpretes que apresentem poemas em língua portuguesa. Qualquer estilo de poema pode ser inscrito, com no máximo 35 (trinta e cinco) versos, de forma fixa ou de forma livre, com qualquer temática, inéditos ou não, desde que não tenha sido selecionado em outra edição do Festipoema.
A mesma pessoa poderá participar nas modalidades Autoria de Poema e/ou na categoria de Interpretação e Criação Cênica. Cada autor poderá inscrever somente uma obra.
Este ano, devido a pandemia do Covid19, o Festipoema será novamente realizado em sua totalidade de forma virtual. “O Festipoema visa estimular a criação poética, valorizar e divulgar a poesia, incentivar a arte da interpretação da poesia e estimular o interesse pelas manifestações artísticas”, acrescenta a diretora de Cultura, Rebeca Guaragna.
A modalidade Autoria de poema é aberta para as categorias infantil (menores de 12 anos), juvenil (de 12 a 17 anos) e (maiores de 18 anos). Na modalidade Interpretação e Criação Cênica, os poemas selecionados serão interpretados por atores ou autores. O autor que tiver interesse em interpretar sua própria obra deve informar na ficha de inscrição, sendo que os poemas selecionados que não forem interpretados pelos próprios autores serão distribuídos entre os inscritos na categoria interpretação.
A gravação poderá ser em dispositivos móveis, como celulares, câmeras fotográficas ou câmeras de vídeo, utilizando recursos de edição. A gravação deverá ser na horizontal, ter boa qualidade de imagem e som. Não serão aceitos vídeos gravados na vertical.
Haverá uma Oficina de Gravação e Edição de Vídeo por Celular, que dará orientação aos participantes sobre técnicas de gravação e edição de vídeo. Será realizada virtualmente no dia 18 de setembro. A participação nesta oficina é obrigatória a todos os intérpretes.
As inscrições encerram no dia 16 de julho e podem ser feitas por meio do site http://www.pindamonhangaba.sp.gov.br/secretarias/cultura-e-turismo.
A Premiação de todas as categorias será no dia 30 de outubro de 2021, às 20h, no Canal Oficial da Prefeitura de Pindamonhangaba, no Youtube.

  • Créditos da imagem: Divulgação