Inscrições para oficinas culturais encerram nesta quarta-feira

A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba apresenta quatro oficinas culturais com inscrições até esta quarta-feira (21) para público a partir de 16 anos. As atividades são gratuitas e fazem parte do Programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura do Estado, gerenciado pela organização social Poiesis. Segundo a diretora de Cultura, Rebeca Guaragna, as oficinas abrangem diversas linguagens culturais. “O objetivo das atividades é aproximar pessoas de diferentes classes sociais, faixas etárias e repertórios, promovendo um importante espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas”, aponta Rebeca.

Confira a programação completa abaixo:

Oficina “Mecanismos Para Vencer o Tédio – Performance em confinamento”
Coordenação: Carla Marco
Datas e horários: 4, 6, 11 e 13 de maio, das 10h às 12h
Inscrições: até 21 de abril – 30 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Link para inscrição: https://forms.gle/Wgq8A93Hf2712jwo6
Descrição: A proposta desta oficina, por meio de exercícios práticos e de breve exposição teórica sobre performatividade e experiência, é proporcionar ao participante vivências performativas dentro da sua casa, partindo da experimentação dos sentidos e da relação do corpo com a arquitetura da casa sob outras perspectivas.

Clube De Leitura – Uma Viagem Pela América Latina
Coordenação: Felipe Souza
Datas e horários: 04, 06, 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de maio, das 18h às 20h
Inscrições: até 21 de abril – 50 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Link para inscrição: https://forms.gle/hAde5gMEeLKVQ3kA6
Descrição: O “Clube de Leitura” é focado na literatura latino-americana contemporânea. Cada encontro será destinado à discussão de um livro de um país, de modo a realizar um tour literário por países da América Latina. Na seleção de livros, foram priorizadas narrativas curtas (contos ou cartas) de autorias menos inseridas no que comumente se chama de “cânone literário”. Além da discussão dos livros, em cada encontro haverá um panorama da produção literária contemporânea em cada país, de modo a apresentar outras obras e autores.

Anima em Casa
Coordenação: Eliana Ribeiro
Datas e horários:
Turma A – 3, 5, 10 e 12 de maio – 18h à 20h
Turma B – 25, 26, 27 e 28 de maio – 10h às 12h
Inscrições: até 21 de abril – 30 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Link para inscrição: https://forms.gle/CygdnfvPBRBHM9Ez7
Descrição: A proposta da atividade é fazer uma animação em casa com poucos recursos e utilizando o celular, mas seguindo os passos da animação tradicional. Os participantes serão convidados a refletirem sobre como é possível reproduzir as ideias por meio de imagens em movimento e utilizá-las de forma consciente e criativa. Além disso, a coordenadora Eliana Ribeiro irá compartilhar suas vivências com o cinema de animação.

Oficina de Aquarela Intuitiva
Datas e horários: 3, 7, 10 e 14 de maio, 10h às 12h
Inscrições: até 21 de abril
Coordenação: Soraya Lucato – 50 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Link para inscrição: https://forms.gle/xrXyH2DKc4qeBF2n7
Descrição: O Curso Aquarela Intuitiva é um curso interativo que dá ferramentas para que pessoas de várias áreas possam usar a aquarela tanto como ferramenta expressiva quanto como meio de aplicar a artesanatos e artefatos para produzir elementos para seu sustento. São 4 encontros de 2 horas cada onde os participantes aprenderão técnicas de uso de aquarela, bem como a história desse material e artistas que usaram aquarela como meio de trabalho.