Inscrições para projeto “Mergulho na Ciência USP” vão até esta sexta-feira

Iniciativa promove curso gratuito na Universidade de São Paulo para 50 alunas de instituições de ensino públicas e privadas

Termina nesta sexta-feira (31) o prazo para que alunas do Ensino Fundamental (entre o 5º e 9º anos) façam inscrição para o “Mergulho na Ciência USP”. O projeto abordará diversos assuntos relacionados ao universo científico, por meio de palestras, oficinas e aulas práticas com professoras e pesquisadoras da Universidade de São Paulo.
As atividades do curso gratuito serão realizadas entre 24 e 27 de julho, no Instituto Oceanográfico (IO) da universidade, em período integral. Serão sorteadas 25 garotas de escolas públicas e 25 de instituições particulares. Para as monitorias, serão sorteadas 15 graduandas.
De acordo com a organização do curso, o almoço e o lanche estão incluídos na programação do evento. O transporte é de responsabilidade dos pais e responsáveis. Não haverá ajuda de custo para chegar ao local.
Sorteio
As candidatas que se cadastrarem no site do projeto receberão um e-mail de confirmação de inscrição. O próximo passo é aguardar o sorteio on-line, que ocorrerá em 5 de junho, com transmissão ao vivo pelo Instagram. Caso haja desistências, a segunda chamada será realizada em 12 de junho.
“A sociedade precisa enxergar como algo normal uma mulher ser engenheira, astronauta, agrônoma e outras carreiras que tradicionalmente foram seguidas por homens. Além disso, devemos entender que as garotas têm capacidade intelectual para desempenhar qualquer função realizada tradicionalmente pelos homens”, destaca Flávia Saldanha-Corrêa, bióloga, funcionária do IO-USP e cientista do Comitê Organizador do projeto.