“inspire-se” – De uma pequena oportunidade a uma grande profissão

“Sou Pindamonhangabense. Casado. Pai de uma menina linda. Minha profissão atual é cirurgião-dentista. Quando me perguntam por que eu escolhi a minha profissão, eu costumo responder que não fui eu quem a escolhi, foi a profissão quem me escolheu!

Minha história profissional começou com uma pequena oportunidade aos meus 13 anos de idade: uma professora da Escola Estadual Alfredo Pujol – onde estudei o primeiro ano do Ensino Médio – selecionou três alunos para uma vaga de emprego para o cargo de office-boy em um laboratório de prótese dentaria de um amigo dela. O requisito para o cargo era saber andar de bicicleta e conhecer o centro da cidade. Com uma infância muito ativa, esses requisitos foram facilmente preenchidos por mim e assim, garanti meu primeiro emprego. Só não sabia que aquela pequena oportunidade mudaria minha vida para sempre.

Bastaram alguns anos de trabalho e já estava completamente apaixonado pela prótese dentária. Mas o meu desejo de ter contato com os pacientes me fez escolher a Odontologia. Fiz vestibular na Faculdade de Pindamonhangaba – hoje UniFunvic – e iniciei o curso. Financeiramente, eu tinha 800 reais, meu salário do laboratório; muita vontade e a todo o momento a torcida da minha família e dos meus amigos.

A vontade de vencer era tão grande, que tudo conspirava ao meu favor: as dificuldades e os desafios não tiveram espaço na minha cabeça para se tornarem problemas. Consegui uma bolsa parcial pela instituição. Com a ajuda de amigos eu consegui para pagar a primeira matrícula e ainda recebi uma proposta de serviço em horários alternativos para trabalhar com som, aos sábados e aos domingos, para complementar a renda…

Que horário eu estudava? Além da sala de aula, estudava em todos os intervalos e espaços de tempo possíveis. Muitas vezes, ao lado do som de uma banda, eu estava lá lendo minha apostila… E, assim foram vencidos os quatro anos de graduação.

Com a primeira etapa concluída, tive a oportunidade de trabalhar em uma grande clínica da cidade, e pode dar sequência aos estudos, as noites de estudos continuaram. Realizei aperfeiçoamento, mestrado e doutorado na especialidade de prótese dentaria pela Unesp São José dos Campos e especialização pela Fapesp-SP.

Hoje compartilho com novas pessoas essa vontade de vencer. Carrego no currículo mais de 15 artigos nacionais e internacionais publicados e mais de 10 premiações em congressos. Atuo como professor em cursos de pós-graduação na UniFunvic, instituição onde eu fui aluno, e possuo meu próprio consultório em Pindamonhangaba. Continuo alimentando a minha vontade de vencer, porém, agora incentivo o máximo de pessoas possíveis para que acreditemos juntos nos nossos sonhos. Eu acredito que independente da profissão, basta fazer o que te faz bem. Fazer o bem e tudo dará certo!”

Eu sou Vinícius Anéas Rodrigues. Tenho 30 anos e este foi o “Inspire-se” de hoje.

Quer participar desta editoria?
Se você tem uma história de superação que pode inspirar nossos leitores, mande para nós ou envie seus dados para contato@jornaltribunadonorte.net; que entraremos em contato. A próxima história pode ser a sua!

  • Créditos da imagem: Arquivo Pessoal
  • Créditos da imagem: Arquivo Pessoal
  • Créditos da imagem: Arquivo Pessoal
  • Créditos da imagem: Arquivo Pessoal
  • Créditos da imagem: Arquivo Pessoal
  • Créditos da imagem: Arquivo Pessoal