“Instintos Urbanos”: Grupo de hip-hop luta para representar a região em campeonatos nacionais

Colaboraram com o
texto: Vanessa Muassab
e Giovanna Madureira

Suor, lágrimas, dores musculares, falta de verba e outros sacrifícios são rotina na vida de quem almeja chegar cada vez mais longe, nesse caso, dançando.
O sonho de cerca de 15 jovens de Pindamonhangaba, dessa vez, tem como foco principal um campeonato nacional de dança, que acontece em Jundiaí (SP), no dia 1º de maio. O grupo está realizando diversas atividades para arrecadar recursos suficientes para inscrição, transporte e alimentação. “Nós, professores, trabalhamos duro para conseguir levá-los a outros níveis na dança e na vida. Todos somos movidos pelo amor a arte e sabemos o quão longe podemos chegar. Só precisamos de pessoas que acreditem em nós”, finaliza Mykaella Vitória, professora e ex-aluna.
Jovens com idades entre 13 a 21 anos integram o conjunto de competição do grupo Instintos Urbanos. Nascido de um projeto social de Pindamonhangaba, ex-alunos se tornaram professores e dão continuidade ao trabalho de, além de toda a técnica envolvida, formar dançarinos mais humanos.
Os integrantes do grupo são, em sua maioria, crianças e jovens de baixa renda; mas, apesar do pouco dinheiro, pode-se dizer que todos são ricos no que diz respeito à talento e força de vontade. “É importante participarmos [de competições] para buscar a evolução de um grupo amador à um profissional, essas experiências são um incentivo para continuar praticando o que gosta. Assim, um dia, podemos representar o Brasil em um mundial”, conta a integrante Vanessa Muassab, 17 anos.
Ao longo dos anos, movidos pelo sonho do reconhecimento e do desejo de representar a cidade em que vivem, conquistaram vitórias importantes para o fortalecimento de todo o trabalho. Uma delas, por exemplo, foi o título de 1º lugar em 2017 no “Fest Dança”, em São José dos Campos. Outro título essencial foi conseguirem estar na lista dos cinco melhores grupos de hip hop do Brasil. Mas, os frutos colhidos não ficaram apenas dentro do país. O último prêmio foi conquistado em 2018, com o 1º lugar em quatro categorias, no campeonato internacional CIAD, realizado no litoral norte, garantindo uma vaga em um festival Sul-americano, na Argentina.
Mesmo que se tenha talento de sobra, muitas vezes, falta apoio. Mas, a falta de condições nunca foram motivo de desânimo, mas, sim, mais um motivo para continuar lutando. Atualmente, o grupo está vendendo cupons no valor de cinco reais, com cinco prêmios diferentes: um ovo de páscoa de 1kg, aluguel de vestido no valor de mil reais no Rogi Noivas, tênis da loja Lifecore, ensaio fotográfico profissional e uma camiseta. Além disso, os próprios dançarinos estão fazendo brigadeiro para vender a dois reais cada. Pela internet, quem quiser ajudar, pode acessar uma ‘vaquinha’ online e contribuir com qualquer quantia. “Além de estar nos ajudando a espalhar a cultura e mostrar que nossa cidade também tem potencial, a pessoa investirá em arte local. Esse ato é capaz de incentivar as pessoas ao redor a buscar àquilo que elas mais se identificam, no nosso caso, a dança”, explica a aluna Franciele Palêncio, 16 anos.
O contato com o grupo pode ser feito por meio das redes sociais, todas como ‘Instintos Urbanos’, ou pelo telefone 12 99134-9568, tratando com Juliano Nunes, professor.

 

  • Noventa alunos, entre crianças e jovens, se dedicam à dança e buscam por apoio para competir fora da cidade
  • No último sábado (13), o ‘Instintos Urbanos’ esteve na praça da Cascata, no centro da cidade, vendendo os cupons, os brigadeiros e, é claro, dançando