Instituição pública oferece curso a distância sobre “Ética e Cidadania Fiscal”

Workshop gratuito com carga horária de
80 horas receberá inscrições até 20 de agosto

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
A Escola Fazendária do Estado de São Paulo (Fazesp), por meio do Centro de Educação Fiscal (CEF), abriu inscrições para um curso online gratuito sobre “Ética e Cidadania Fiscal”. Qualquer pessoa interessada no tema pode efetuar cadastro no site fazesp.fazenda.sp.gov.br até o dia 20 de agosto ou até as 800 vagas se esgotarem.
A oficina emitirá certificado e será desenvolvida no próprio ambiente virtual da Fazesp, de 20 de agosto a 26 de outubro. Apesar de o público-alvo ser professores de redes municipais, universitários, servidores públicos e membros de organizações sociais, qualquer pessoa cativada pela transparência na gestão pública e pela prática da responsabilidade fiscal pode participar do workshop.
O conteúdo dos estudos envolverá conhecimentos sobre tributação, responsabilidades do Estado e exercício da cidadania. Sendo que, o foco será nos temas: o Brasil e seus desafios; o papel da educação na transformação da sociedade; a estrutura dos poderes e suas atribuições; a classificação dos tributos; o panorama da sociedade brasileira atual; controle, transparência, lei de acesso à informação e participação social, o que é Ética e a diferença entre ética e moral.
Além disso, o curso de 80 horas terá quatro etapas: convite à cidadania fiscal; democracia e cidadania; orçamento público, controle, transparência e participação social; como o Estado obtém recursos para a sua manutenção?. Para aprovação e emissão de certificado será necessário alcançar no mínimo 70% de acerto nas questões, ao final de cada módulo.
Para mais informações a respeito da oficina de educação a distância autoinstrucional da Fazesp acesse o site oficial da instituição: fazesp.fazenda.sp.gov.br.