Instituto Butantan promove atividades durante as férias

Até 27 de janeiro, serão realizadas diversas atrações com conteúdos sobre o patrimônio histórico e o papel da ciência

Até o dia 27 de janeiro, o Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa científica do Brasil e vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, elaborou uma programação especial de eventos no período de férias. As 13 ações são voltadas para o público de todas as idades, de modo a estimular conteúdos sobre ciência e o patrimônio histórico de forma lúdica e divertida.
Uma novidade, neste ano, é que o programa “Férias no Butantan” completará 19 dias, e não em apenas uma semana, como acontecia nas edições anteriores. As atividades serão realizadas a cada semana em um museu diferente dentro do Butantan. Vale destacar que a programação completa pode ser acessada pela internet.
O Instituto possui três museus sediados em na área (Museu de Microbiologia, Museu Biológico e Museu Histórico) e um fora (o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, que fica no Bom Retiro e está passando por restauro).
“Com forte caráter lúdico, as atividades pretendem despertar na família toda e, em especial, nas crianças e adolescentes, a curiosidade, o conhecimento e o gosto pelos temas tratados”, ressalta a diretora do Museu Histórico do Instituto Butantan, Adriana Mortara Almeida, que integra a comissão organizadora da iniciativa.
Destaques
O Museu Histórico, que concentra a agenda da última semana do “Férias no Butantan”, o grande destaque deve ficar por conta da atividade “Fragmentos do Passado”, que instiga o visitante a desvendar objetos antigos do museu a partir de fragmentos escondidos no espaço.
Embora esteja passando por obras de restauro, o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas também estará envolvido na programação deste ano, por meio da caminhada “Bom Retiro: História, Imigração e Saúde”. A ação revelará segredos relacionados à história e imigração na cidade de São Paulo.
Uma van fará o traslado dos participantes entre o Butantan e a região central da capital, onde o passeio de dois quilômetros deverá acontecer. O Butantan tem uma área verde de 80 hectares, em que é possível fazer diversas atividades ao ar livre também.

  • Programação tem teatro, jogos e caminhada na capital paulista