Intercambistas de programa musical vêm para o Vale do Paraíba

A “Amigos do Guri” acaba de receber seis novos intercambistas do “Move” (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), programa criado pela organização parceira JM Norway. Os jovens são de Moçambique, Malawi e Noruega. Metade deles ficará em São José dos Campos e a outra parte em Marília (SP).
Os selecionados participarão das atividades do “Projeto Guri” durante 10 meses. Com a parceria, os estrangeiros poderão ensinar ritmos musicais típicos, bem como a história de seus países de origem, agregando seus conhecimentos e vivências às aulas. São José dos Campos recebe Chisomo Chimoto, que tem 24 anos, nasceu no vilarejo de Thanga, em Nkhotakota, mas vivia em Lilongwe. Formada em jornalismo desde 2016, trabalha com fotografia, edição de imagens e vídeos. Trabalhou na comunicação de organizações como a Rech out to Girls, grupo que busca a equidade entre as pessoas e o empoderamento das meninas. Destacou-se com um trabalho musical contra o ataque de albinos no país e, antes de vir ao Brasil, dedicava-se ao single Mundiperekeze. Outra participante é Khalusa Bandaleao, de Maputo, Moçambique, que
tem 25 anos e participou de diversos concursos musicais. Logo que conheceu o Music Crossroads Academy, Khalusa se empenhou em participar do move e compartilhar conhecimentos culturais com pessoas de outros países. “Ainda pequena, eu cantava na rua para comprar
comida e caderno para ir à escola. Depois passei a fazer coro para artistas de Moçambique. Estar aqui é uma emoção. Vou aproveitar bastante”, disse Khalusa, cantora que conquistou vários prêmios em seu país de origem.
O caçula da turma é Oskar Skorge, que tem 19 anos, nasceu em Londres, mas cresceu em uma cidade costeira ao sul de Oslo, na Noruega. Formou-se no programa Internacional de Bacharelado, em Sanderfjord, também na Noruega.
Toca bateria há 10 anos e pesquisa músicas de influência afro-cubana e jazz. “Quero conhecer a cultura brasileira e contribuir no que for possível”, contou o jovem.