Editorial : Isolamento social: É preciso!

Os números de casos confirmados de coronavírus têm aumentado rapidamente no mundo e no Brasil. No território nacional, a maioria dos casos é no nosso Estado. E uma das ações consideradas fundamentais para conter a transmissão é o isolamento social, ou a quarentena.

Apesar dos apelos de governos e de autoridades, muitas pessoas ainda seguem nas ruas ou circulando nas cidades. Em Pindamonhangaba, carros de som e viaturas da Guarda Municipal têm circulado pelas ruas pedindo para as pessoas permanecerem em suas casas, além de uma intensa fiscalização para que os comerciantes obedeçam às normas.

A premissa mais importante do isolamento social é: quem já pegou o vírus e sarou, não transmite e não pega mais a doença. Embora ainda não seja possível decretar que o novo coronavírus também siga rigidamente este padrão, há fortes indícios de que seja o caso. Na China, a redução no número de casos indica que a maioria dos doentes cria imunidade ao vírus depois da cura.

É preciso então dar tempo para que essas pessoas se curem – e diminuir o máximo possível as chances de que mais pessoas saudáveis peguem a doença antes que esses contaminados sarem. Nesse meio tempo, também ganha-se tempo para que pesquisadores testem vacinas ou medicamentos que possam controlar o novo vírus.

Portanto, cumpra o isolamento social. Neste momento, essa é a melhor forma de você proteger a si mesmo e à sua família.

Durante a quarentena, mantenha-se informado: consulte diariamente as informações oficiais sobre a evolução da Covid-19 e as recomendações à população. Continue em contato com os familiares para mitigar o isolamento. Mantenha a rotina: atenção à alimentação saudável, ingestão de muita água e manter a rotina do dia, para preservar a atitude positiva.

Relaxe, sua atitude pode salvar vidas!