Editorial : “Janeiro Branco” e a saúde emocional

Movimento que aborda o bem-estar emocional e a qualidade de vida, o “Janeiro Branco” visa a levar conscientização sobre a saúde mental.

De acordo com especialistas, é muito importante que as pessoas tenham um olhar para a saúde mental, porque normalmente, a maioria só se preocupa com sua saúde física, deixando a saúde mental de lado.

Hoje, a realidade está mudando, lentamente, mas até bem pouco tempo, doenças ligadas ao emocional como transtornos de ansiedade, depressões eram tidas como “frescuras”; “corpo mole” ou ainda definidas como “só quer chamar a atenção”.

Diante disso, muitas pessoas deixavam de ter um diagnóstico correto, um tratamento adequado e um cuidado necessário para livrar-se, ou ao menos, para amenizar sintomas de distúrbios mentais.

Por este motivo, na última quarta-feira (22), a praça Monsenhor Marcondes, em Pindamonhangaba, recebeu uma ação de conscientização sobre o “Janeiro Branco”.

Os envolvidos abordaram pessoas que passavam pelo local, entregaram panfletos e bateram um papo sobre o assunto, buscando despertar nesse público um olhar diferenciado para a saúde mental e emocional.