Jardim Eloyna ganha novo posto de saúde

O Jardim Eloyna recebe, oficialmente, nesta quinta-feira (24), às 10 horas, o novo prédio da “Estratégia de Saúde da Família” do bairro. O local terá o nome de Luiza de Oliveira Garcia, moradora do bairro que realizava um importante trabalho comunitário. Ela faleceu em 2014, aos 74 anos e agora receberá essa homenagem póstuma.
O novo posto está localizado na avenida Jardim, 260, e conta com um espaço muito mais amplo, permitindo melhor acolhimento e organização do atendimento da equipe da saúde. Entre os ambientes da nova unidade estão espaços para almoxarifado, consultório médico, consultório odontológico, consultório de enfermagem, pré-consulta, sala de procedimentos, sala de vacinas, sala de inalação, farmácia, entre outros ambientes, além de sanitários acessíveis. Aliás, a acessibilidade é uma novidade no postinho do Eloyna, já que a casa que anteriormente abrigava o posto tinha uma escada na entrada e nenhum espaço acessível, dificultando muito o atendimento a cadeirantes, por exemplo.
O novo espaço abrigava uma pousada, por isso é amplo, está com toda a comunicação visual, salas adequadas, rampas, possibilitando um ambiente de trabalho seguro e agradável. A nova unidade conta ainda com uma área externa que pode ser utilizada para atividades ao ar livre e onde já estão sendo implantadas duas hortas: uma delas comunitária e outra sob coordenação do Cpic (Centro de Práticas Integrativas e Complementares).
De acordo com o prefeito Isael Domingues, as obras de adequação, melhorias e construção de novas unidades de saúde para atender os bairros da cidade fazem parte da proposta da gestão, que busca oferecer qualidade e humanização nos atendimentos da saúde. Além do posto do Eloyna, em breve serão inauguradas as unidades reformadas do Crispim, Arco-Íris e Castolira. Também em obras, unidades no Ribeirão Grande e Cruz Grande.