“Jogos Escolares do Estado de São Paulo 2019” estão com inscrições abertas

Competição estadual envolve diversas modalidades destinadas a estudantes da rede pública e privada

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
***
“A prática esportiva também ajuda em um mundo melhor, com tudo de bom que traz para nós: saúde, autoestima, espírito de equipe, objetivos, entre outros atributos que, com certeza, vem junto com o esporte”. A frase do nadador Gustavo Borges, medalhista olímpico e atleta consagrado, sintetiza a essência que o esporte desenvolve na interação social. Com o objetivo de promover a integração e o intercâmbio entre os alunos das unidades escolares de Ensino Fundamental e Médio, os “Jogos Escolares do Estado de São Paulo(JEESP)” já têm data para acontecer em 2019 e recebem inscrições até o dia 15 de março.
A competição conta com modalidades individuais e coletivas divididas em duas categorias: Mirim (14 anos – nascidos a partir de 2005) e Infantil (17 anos – nascidos a partir de 2002). Além disso, provas paralímpicas estão inclusas na grade esportiva, que inclui: atletismo, atletismo paralímpico, badmington, basquetebol, bocha paralímpica, ciclismo, futsal, futebol de cinco, futebol de sete, ginástica rítmica, goalball, handebol, judô, judô paralímpico, luta olímpica, natação, natação paralímpica, tênis de mesa,tênis de mesa paralímpico, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol sentado, vôlei de praia e xadrez.
Os “Jogos Escolares” acontecerão entre 25 de março e 15 de setembro. Crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Estado de São Paulo podem se inscrever no evento que selecionará campeões para participação nos “Jogos da Juventude”, de abrangência nacional. O campeonato ainda serve de descoberta de novos talentos esportivos que possam ser indicados para integrar os programas “Bolsa Talento Esportivo” e “Centro de Excelência Esportiva”.
No ano passado, competiram 363.681 alunos provenientes de 2.535 escolas, localizadas em 504 municípios de São Paulo, totalizando 14.096 jogos e 670 competições nas diversas categorias e fases do torneio fruto da parceria entre as secretarias estaduais da Educação, de Esporte, Lazer e Juventude, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Desenvolvimento Econômico.

  • Além de medalhas, participação no evento pode render vaga nos “Jogos da Juventude” e em programas esportivos