Registro Cultural : Jornalista é novo titular da Academia Pindamonhangabense de Letras

Na noite de sexta-feira (31), na reunião plenária solene da APL- Academia Pindamonhangabense de Letras, realizada em sua sede no Palacete 10 de Julho, destaque para a merecida passagem do acadêmico, jornalista Luís Claudio de Carvalho Antunes do quadro de membros honorários para o quadro de titulares. Luís Cláudio deixou a cadeira nº 15H, patrono – Major José Adelino Simões de Carvalho, passando a ocupar a 28T, patrona – Professora Elvira de Moura Bastos.

Membros da APL premiados no Paraná

Literatos da nossa APL-Academia Pindamonhangabense de Letras se destacaram no VIII Concurso Literário “Cidade de Maringá” e II Concurso “Maria Mariá” – 2018, evento literário promovido pela Academia de Letras, seção da UBT-União Brasileira de Trovadores e Prefeitura daquele município paranaense nas modalidades: Poema Livre, Crônica, Trova Lírica/Filosófica e Trova Humorística.
Na categoria Crônica, a acadêmica Rhosana Dalle confirmou seu talento com o artigo “Lição de Carnaval”; em Poema Livre, quem representou a APL foi Maurício Cavalheiro, com “Mãos Miúdas”; em trovas representando a APL e a UBT-Pinda, participação dos premiadíssimos trovadores, José Ouverney (Humorísticas) e Maurício Cavalheiro (Lírico-Filosóficas e Humorísticas).
Por conta de falta de espaço, a crônica da Rhosana e o poema de Maurício ficam pra próxima coluna. Apreciem as trovas pindamonhangabenses:

Das obras de arte, as mais belas,
as que têm mais graça e brilho,
é evidente: são aquelas
que nós chamamos de filho.
(Líricas/Filosóficas – tema “Arte” – Maurício Cavalheiro)

 

Se ela está sob o chuveiro,
o sobrinho espiá-la vai.
Sai pra lá, menino arteiro,
que agora é a vez do… papai
(Humorísticas – tema “Arteiro” – Maurício Cavalheiro)

 

Vi papai (mas ele nega)
e a mãe do amiguinho meu
brincando de “pega-pega”…
Depois… o arteiro sou eu!!!
(Humorísticas – tema “Arteiro” – José Ouverney)

  • O jornalista Luís Claudio (Portal R3) sendo diplomado pela presidente da APL, escritora Bete Guimarães
  • Rhosana (Crônica), Maurício (Poema e Trovas) e José Ouverney (Trovas), os premiados representantes da APL em Maringá-PR