Nossa Terra Nossa Gente : JOSÉ LELIS NOGUEIRA, MÉDICO E LITERATO

Como um rio, a vida se encarrega de nos conduzir para outras paisagens, outras paragens, dentro e fora de nós! Infância, juventude, maturidade e velhice são partes intrínsecas da existência, e vivê-las com esplendor físico e espiritual é tarefa cotidiana que precisamos empreender sempre. Essas e outras lições de saúde do corpo e da alma aprendi com o amigo José Lelis Nogueira em nossas memoráveis conversas e, também, nos livros de sua autoria.

Quando o rio da vida me conduziu para a Academia Pindamonhangabense de Letras, Dr. Lelis lançava a biografia de seu patrono: “Emílio Ribas – O Guerreiro da Saúde” (2012). Esse riquíssimo trabalho sobre o médico sanitarista pindamonhangabense (1862 – 1925) relata os feitos do aclamado “Patrono da Saúde no Estado de São Paulo” que, dentre outras ações humanitárias, atuou no combate à hanseníase, criou o Instituto Butantan e foi o artífice da criação da Estrada de Ferro Campos do Jordão, além de arriscar sua vida, deixando-se picar por mosquitos contaminados para comprovar a transmissão da febre amarela pelo inseto.

Também é imperioso ressaltar a contribuição literária do Dr. Lelis à sua terra natal. “Os Alicerces de Pindamonhangaba – um resumo sobre a história primitiva da cidade” (1995) e “História de Pindamonhangaba – resenha para iniciantes” (2020) são suas obras que versam sobre os primórdios da Princesa do Norte. O cunho didático nelas impresso leva-nos a assegurar o quanto são imprescindíveis às bibliotecas e escolas pindamonhangabenses!

O jovem que se diplomou pela Escola Paulista de Medicina em 1973, especializando-se em Medicina Tropical, para custear os estudos atuou como professor estadual e de cursinho, retomando, posteriormente, à prática docente na cadeira de Microbiologia e Imunobiologia nas Faculdades de Enfermagem e Odontologia da Universidade de Taubaté.

Abdicou da docência em prol dos estudos de pós-graduação no Instituto Hahnemanniano do Brasil e na Associação Paulista de Homeopatia. Desde 1980, dedica-se à prática da homeopatia, tendo atuado em Taubaté, São Paulo e, atualmente, mantendo consultório em Pindamonhangaba.

Nessas cinco décadas de exercício profissional, também foi médico-pesquisador no Instituto de Pesquisas Johnson & Johnson de Doenças Endêmicas e, por 25 anos, gerente de Saúde Ocupacional na Alcan. Agora é coordenador do Departamento de Saúde Ocupacional Unimed – Pindamonhangaba.

De sua experiência clínica e dos conhecimentos advindos da homeopatia, redigiu “O Caminho de São Francisco – uma via para a saúde total” (2011), em que indica ações que promovem a saúde, a melhoria do estilo de vida e, consequentemente, o envelhecimento saudável.

Em 2015, publicou “Os Quatro Corpos”, obra de concepção espírita, em que discute o mecanismo pelo qual a alma interage com o corpo físico, levando o homeopata holístico a afirmar que “a saúde seria um estado de perfeição da alma, e os estados enfermiços uma imperfeição moral do ser”.

O menino que aprendeu a ler e a escrever no Educandário Nossa Senhora Auxiliadora, escola fundada e dirigida por sua mãe, Orlinda Nogueira, ocupou uma das cadeiras do Legislativo Municipal (1993 – 1996), tendo sua atuação política voltada às questões do Meio Ambiente. Nesse período, assinou a coluna “Canto da Cidade” no “Jornal da Cidade”, divulgando a história de vida de personagens pindamonhangabenses!

Vida dedicada a outras vidas, neste abril do ano Bicentenário da Independência, mês em que o dileto amigo e confrade celebra a vida de seus mestres Christian Frederich Samuel Hahnemann (10/4) e Emílio Ribas (11/4), nós celebramos o 75º aniversário do nosso médico literato (20/4)! Que o rio da vida conceda a José Lelis Nogueira, a riqueza e a generosidade com que ele sempre agraciou nossa terra e nossa gente!

  • Arquivo pessoal
  • Arquivo pessoal