Nossa Terra Nossa Gente : José Nelson Antunes: Nossas Raízes, Amor à Natureza

Há muitos anos conheci um homem que tinha verdadeira adoração pelas plantas! Na entrada de seu sítio havia uma frase que expressava sua admirável filosofia: “A Natureza é o jardim do Senhor”. De nossos inesquecíveis passeios entre as alamedas de árvores que ele mesmo plantara ao longo de sua octogenária vida (carvalhos, paus-brasil, paus-ferro, paus-mulatos, abricós de macaco, palmeiras…), dos jardins de rosas e primaveras, das árvores do pomar, das espécies de seu orquidário, dos lagos de ninfeias e carpas, nunca saímos de mãos vazias. Uma flor, uma semente, uma muda, um fruto… ele sempre tinha algo para nos ofertar em cada visita e, sob a sua generosidade, havia implícita uma lição maior: a de compartilhar com seus familiares, amigos e visitantes, seu amor à Natureza. Com o Dr. Crispim Brito Pinto (1905 – 1998), aprendi mais sobre plantas do que os livros de Botânica me ensinaram. E, desse mestre querido, guardo até hoje, a mais terna gratidão!
Outro dia, passando pelo bairro do Campo Alegre, fui atraída por um estabelecimento comercial cuja beleza das flores e das árvores obrigou-me a interromper a caminhada para uma visita. Fui prontamente recebida pelo proprietário, o engenheiro químico José Nelson Antunes, que não só apresentou-me as espécies de meu interesse como me explicou como havia conseguido reproduzir aquela muda, se ela era de sombra ou de sol; a forma de adubá-la; o período do replantio… Fiquei encantada com seu conhecimento e, de modo especial, com a dedicação daquele homem a cada uma de suas plantas. Nos gestos e na voz de Nelson, estavam presentes a mesma bondade e o mesmo amor à Natureza do meu velho amigo. E, pela segunda vez na vida, estava diante de um ser humano que tinha uma compreensão espiritual e amorosa da Natureza.
Daquele dia em diante, tornou-se impossível não interromper minhas caminhadas para um dedo de prosa com o “menino” que herdou da mãe o encantamento pelas plantas e, embora tenha nascido em Taubaté e vivido grande parte de sua vida no sítio de sua família em Lagoinha, desde os seis anos reside em Pindamonhangaba. Os estudos no Ryoiti Yassuda, no João Pedro Cardoso e João Gomes de Araújo concederam-lhe uma vaga no curso de Engenharia Química e, posteriormente à sua graduação, duas décadas de trabalho na indústria.
Em 2016, decidiu dedicar-se profissionalmente ao que mais amava e, na chácara de seus pais – Vicentina e Jorge Antunes -, iniciou o próprio negócio. Sob a sombra das quatro centenárias jabuticabeiras, suas plantas foram encontrando abrigo e proteção para que o sonho do engenheiro florescesse e prosperasse. Hoje, o “Nossas Raízes” é mais do que um estabelecimento comercial de flores e jardinagem, é um canteiro que Nelson encontrou para espalhar as sementes de seu amor à Natureza nos jardins de outras casas, de outros corações.
Aos que, assim como eu, amam plantas e jardins, um aviso: é impossível sair de “Nossas Raízes” de mãos vazias!
Outro dia, fiquei encantada com uma espécie que não está à venda: a jabuticabeira mais frondosa da chácara. Ela nos abraça com seus galhos a florir em pleno inverno e nos promete o perfume das flores e a doçura de seus frutos. Debaixo de sua sombra, eu descanso de minhas andanças e fico a pensar que n’algum lugar desta terra princesa, Deus plantou um homem bom. Desses que florescem de janeiro a janeiro; desses que têm raízes num céu embaixo da terra e que só de olhar o brilho de seus olhos, sabemos que as sementes da Fonte Infinita de Amor à Natureza sempre germinarão em sua alma.
Oxalá sejamos abençoados, assim como Nelson, com o dom de cultivar jardins. Já dizia Rubem Alves que “todo jardim começa com uma história de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles”. Foi justamente isso que esse engenheiro químico fez a vida inteira. Cultivou o jardim de sua alma para que hoje pudéssemos passear pelos jardins floridos dos seus sonhos (Facebook: Nossas Raízes Florista).

  • José Nelson Antunes e seu estabelecimento comercial de flores e jardinagem