Nossa Terra Nossa Gente : JUBILEU DE DIAMANTE DA ACADEMIA PINDAMONHANGABENSE DE LETRAS

Há 60 anos, foi instituída a Academia Pindamonhangabense de Letras na Princesa do Norte – lei nº 644, de 18 de dezembro de 1962! Nas ondas da Rádio Difusora de Pindamonhangaba, a voz de seus idealizadores, Hilda César Marcondes da Silva e Dr. Paulo Emílio D’Alessandro, anunciava para todos que “agora poetas, escritores e jornalistas tinham uma nova casa na cidade”.

Casa que, inicialmente, abrigou 21 membros e, com o passar do tempo, expandiu-se para 40 membros titulares, 20 honorários e 20 correspondentes. Somos nós escritores, poetas, trovadores, dramaturgos, músicos, jornalistas, historiadores, artistas, educadores, enfim, homens e mulheres que promovem a cultura e o bem social na Princesa do Norte.

Na reunião festiva dos 60 Anos da APL, realizada no Palacete 10 de Julho, no dia 16 de dezembro, contamos com a presença dos filhos de seus idealizadores (Déa D’Alessandro e Antonio Augusto Marcondes da Silva), membros da APL, autoridades civis e militares e muitos amigos: Vânya D’Arace, filha do Rômulo Campos D’Arace; Glória e Teresa, netas de Balthazar de Godoy Moreira; as bibliotecárias Rose e Carmem Pamplim; dentre outros…
No hall de entrada do Palacete, nossos convidados foram recepcionados pelo afinadíssimo violino do maestro

Willian Jobair da Silva e, ao início das festividades, pela magistral apresentação da orquestra da Corporação Musical Euterpe sob a batuta do maestro Marcos Roberto de Souza. Ficamos extasiados com a seleção musical executada e, ao final, com o célebre “Parabéns a você”, cuja letra é de autoria de Bertha Celeste Homem de Mello, patrona da Cadeira 3 de Membros Honorários da APL!

Ao acadêmico Luís Cláudio Antunes (Portal R3) foi dada a tarefa de preparar uma retrospectiva histórica da Academia Pindamonhangabense de Letras, e o documentário “APL: 60 ANOS DE CULTURA E ARTE” foi exibido nessa noite memorável, louvando os homens e mulheres que inscreveram seus nomes na história literária da Princesa do Norte, os nossos feitos e a nossa missão nesta “terra fecunda do saber e da aptidão”!

O lançamento da “Antologia Poética da Esperança” coroou de êxito o Jubileu de Diamante da APL. No compêndio de 320 páginas, está impressa a produção literária de 49 membros da entidade, validando o nosso presente para a Academia, para Pindamonhangaba e nossos leitores!

O ápice da festa foi, certamente, o anúncio dos acadêmicos indicados a receber da Câmara Municipal de Pindamonhangabao “Diploma Rômulo Campos D’Arace”, comenda instituída pela edilidade municipal no centenário de nascimento do escritor e jornalista (6 de setembro de 2022) a ser outorgada “anualmente, a um cidadão ou cidadã que tenha contribuído destacadamente para a literatura do município de Pindamonhangaba”! Mereceram nossos efusivos aplausos Dr. Francisco Piorino Filho e José Luiz Gândara Martins, os primeiros condecorados com o diploma!

Ao final da celebração do 60º aniversário da Academia de Letras mais antiga do Vale do Paraíba, não poderiam faltar o bolo, os doces, os salgados, os abraços, os afetos e muita conversa boa em torno das memoráveis lembranças e dos projetos futuros!

Neste Jubileu de Diamante da Academia Pindamonhangabense de Letras, descobri que o diamante e o grafite são formas cristalinas do mesmo elemento: o carbono. Essa similaridade guarda inúmeras diferenças científicas entre eles, além do valor comercial. Ressalto que o lápis, instrumento primitivo da escrita e da arte, é oriundo do grafite e, fazendo uma correlação entre o objeto símbolo do trabalho dos acadêmicos e a Academia de Letras, vejo que há 60 anos Pindamonhangaba detém uma mina de diamantes, de incalculável valor histórico, artístico e cultural no município, constituída de homens e mulheres que tomaram para si a missão dos primeiros idealizadores desta casa de poetas, escritores, jornalistas e artistas: salvaguardar a história literária de nossa terra e de nossa gente!

Aos que desejarem conhecer e prestigiar a APL, a entidade tem sede no Palacete 10 de Julho e páginas nas redes sociais. Reúne-se na última sexta-feira de cada mês, às 19h30, no Salão do Palacete! Você é nosso convidado!