Judocas das categorias de base do Brasil iniciam temporada 2019 com treinamento em Pinda

Os judocas das categorias de base do judô brasileiro iniciaram, nesta semana, a temporada 2019, com uma concentração especial em Pindamonhangaba. Os atletas chegaram à cidade no último dia 20 para uma semana de treinos e avaliações com a comissão técnica das equipes Sub 18 e Sub 21 do Brasil.
Ao todo, foram convocados 51 atletas de 12 estados brasileiros (Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Piauí, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Ceará, Amazonas, Paraná e Rondônia). Além desses, também participarão judocas de clubes por adesão e, com isso, o treinamento reúne, até esta sexta-feira (25), cerca de 200 atletas.
“O objetivo dessa concentração é termos esse primeiro momento do ano, avaliando todos os atletas, mapeando tudo do ponto de vista físico e fisioterápico, além de focarmos nos treinos também. Conseguimos convocar muitos atletas e abrimos a oportunidade para outros participarem por adesão. Com isso, chegamos à casa dos 200 atletas e mais 10 técnicos, o que fortalece nossa estratégia de integração com os treinadores dos clubes que fornecem judoca para a seleção”, explicou Marcelo Theotônio, gestor das Equipes de Base da CBJ.
Para grande parte dos judocas, os treinos servirão como preparação para o Meeting Nacional das Equipes de Base, que acontecerá no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, nos dias 1º e 2 de fevereiro e formará as seleções para os primeiros estágios internacionais Sub 18 e Sub 21 deste ano.
Na programação da concentração em Pinda, os atletas tiveram dois turnos de treinos diários. Na parte da manhã, fizeram treinos técnicos no dojô e, no período da tarde, se reuniram para os randoris (treinos de luta).
Além disso, foram realizadas também as avaliações físicas, análises de desempenho e avaliações com o departamento de fisioterapia.
Tudo isso sob a supervisão da comissão técnica formada pelos treinadores Douglas Potrich, Marcos Agostinho, Andreia Berti e Douglas Vieira, pelo gestor das categorias de base da CBJ, Marcelo Theotônio e pelo supervisor da base, Edmilson Guimarães.
Doping, prevenção de lesão e arbitragem
A agenda do treinamento da base contou ainda palestras sobre doping, sobre prevenção de lesão com o fisioterapeuta Thiago Ferreira e também uma clínica de arbitragem com o coordenador nacional Edison Minakawa, que participou do último Seminário Internacional da FIJ.
A palestra sobre doping foi conduzida pelo médico Christian Trajano, gerente de educação e prevenção ao doping do Comitê Olímpico do Brasil e ex-diretor técnico da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

  • Entre as atividades da semana, os judocas participaram de uma palestra sobre doping conduzida pelo médico Christian Trajano