Judocas medalhistas olímpicos são homenageados em Pinda

Cinco judocas brasileiros medalhistas olímpicos que marcaram seus nomes na história do esporte receberam uma homenagem especial da Confederação Brasileira de Judô, na terça-feira (15), em Pindamonhangaba, onde acontece o treinamento de campo da seleção brasileira.
Sarah Menezes (ouro em Londres 2012), Tiago Camilo (prata em Sydney e bronze em Pequim 2008), Flavio Canto (bronze em Atenas 2004), Leandro Guilheiro (bronze em Atenas 20014 e Pequim 2008) e Carlos Honorato (prata em Sydney 2000) foram promovidos à Faixa Vermelha e Branca 6º Dan, ostentando, a partir de agora, o título de Kôdansha. Ao lado deles, esteve também o presidente da Federação de Judô do Rio Grande do Norte, Tibério Maribondo, que também recebeu sua promoção ao 6º Dan.
Em cerimônia reservada e restrita apenas aos homenageados, seguindo os cuidados de prevenção à Covid-19, os novos Kôdansha receberam das mãos do presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, do gestor de Alto Rendimento, Ney Wilson Pereira, e do gestor das Equipes de Base, Marcelo Theotônio, suas faixas e certificados.
A honraria é um reconhecimento inédito da CBJ a ex-atletas que dedicaram grande parte de suas vidas ao judô e tiveram relevante contribuição para o desenvolvimento e evolução da modalidade no Brasil.

  • Cerimônia de outorga reuniu ídolos do judô e autoridades no dojô da seleção em Pindamonhangaba - Créditos da imagem: Lara Monsores/CBJ