Judocas paulistas conquistam ouro no ‘Brasileiro’

No último domingo (25), as jovens judocas Samanta Soares (78kg), de 23 anos, e Ellen Furtado (+78kg), de 19, confirmaram o título entre as mulheres para São Paulo no Campeonato Brasileiro Sênior, realizado no Centro de Treinamento da CBJ, em Lauro de Freitas.

As conquistas das atletas confirmaram uma tendência de uma das principais competições do calendário nacional: que uma nova geração vai chegar forte em busca de espaço na seleção brasileira neste novo ciclo olímpico que se inicia. Isso porque os campeões das categorias olímpicas garantiram uma vaga na Seletiva Tóquio 2020 – I Etapa que será realizada em janeiro do ano que vem. Mas Ellen, por exemplo, ainda tem a Seletiva para a Seleção Sub 21 em dezembro.

“Essa conquista veio em boa hora porque eu perdi o Paulista Sub 21 mas acabei ganhando o Sênior. Peguei uma adversária forte na final, para quem eu vinha perdendo com frequência no último ano. Comecei a final em desvantagem mas consegui virar e estou muito feliz de ter conseguido essa vaga na Seletiva para Tóquio. Mas antes tenho outro objetivo que é a Seletiva da Base”, disse a jovem Ellen, de apenas 19 anos, que perdeu a final para Camila Nogueira, de 21.

Os outros ouros de São Paulo vieram com Eleudis Valentim (52kg), Jéssica Santos (63kg) e Amanda Oliveira (70kg).
No quadro de medalhas do feminino, depois de São Paulo vieram o Rio Grande do Sul, Amazonas, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Imagens: Divulgação