Editorial : Julho Amarelo

Embora esteja nos planos da Organização Mundial da Saúde (OMS) conter a hepatite C até 2030, a doença ainda preocupa médicos e população. Neste mês, intitulado “Julho Amarelo”, ressalta-se a importância da prevenção da doença.

Neste período, Em Pindamonhangaba, as unidades de saúde vão intensificar as informações à população quanto à importância do diagnóstico precoce.

Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde, como o mês de luta e prevenção das hepatites virais, e 28 de julho como o dia D de combate. Isso não significa que a prevenção à doença deve ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia deve-se aumentar a atenção porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado.

De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus.

Com intuito no diagnóstico, Pindamonhangaba irá intensificar a testagem para hepatite C, com foco na população acima de 40 anos, e para toda a população que desejar.

Os testes estarão disponíveis para a realização em 10 unidades de saúde.

O “Dia D” será num sábado, 28 de julho, das 13 às 19 horas, no Shopping Pátio Pinda.