Junho Vermelho

A campanha Junho Vermelho é uma iniciativa do movimento Eu Dou Sangue, criado em 2015. O mês de junho foi escolhido por dois motivos. Um deles é por conta do dia 14 desse mês, em que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

A outra questão é de ordem mais prática: os meses mais frios, como junho, julho e agosto, registram uma baixa de doações nos hemocentros. O fato de este ser um período de férias escolares, em que mais famílias viajam, também contribui para a redução das bolsas de sangue.

O movimento, além de homenagear os doadores de sangue, busca chamar a atenção de mais pessoas para a necessidade de também realizar esse gesto de generosidade. As cidades, aos poucos, começam a aderir à campanha, iluminando de vermelho seus principais monumentos e prédios no mês de junho.

O mês de junho visa salientar a grande importância da doação contínua de sangue. Quando dizemos o termo contínuo, queremos ressaltar que o ato de doação deve ser realizado sempre, respeitando as regras para a sua saúde referentes à doação, e não apenas quando um ente querido ou algum conhecido precisa.

Se todos entendessem a importância da doação contínua, raramente os postos de coletas teriam seus estoques em escassez, fato que sempre está em vigência.

A campanha Junho Vermelho percorre por todo território nacional com palestras, materiais impressos e nas mídias sociais. Caso encontre alguma divulgação referente à campanha em sua cidade e queira participar, saiba quais são as condições favoráveis dos doadores para fomentar sua campanha:

-Estar em boa condição de saúde
-Ter se alimentado pelo menos três horas antes da doação
-Apresentar idade entre 16 e 69 anos
-Pesar mais de 50 quilos
-Dormir ao menos quatro horas antes da doação e se apresentar descansado.

A doação de sangue é um dos maiores atos de amor. Para cada bolsa de sangue quatro pessoas podem ser salvas. Quatro vidas gratas a você, independente de te conhecerem.

Doe sangue!