Nossa Terra Nossa Gente : LAÉRCIO AVANÇO E SEUS “CÃOPANHEIROS”

Avistei o sr. Laércio e seus ‘cãopanheiros’ na praça da Cascata, durante o Pinda em Cena 2016. Assim como eu, muitas pessoas que prestigiavam o evento ficaram encantadas com aqueles três cachorrinhos ‘salsicha’ trajados de modo muito criativo – chapeuzinho de palha, óculos escuros e roupa pet -, sentadinhos numa almofada, especialmente adaptada à cestinha da bicicleta para transportá-los.
Os pets atraíam a atenção das crianças, jovens, adultos e idosos que se aproximavam e indagavam ao sr. Laércio o nome deles, pedindo-lhe licença para fotografá-los. A fila não parava de crescer e o mais curioso: os doguinhos pareciam modelos profissionais e faziam até pose para as fotos! O digníssimo tutor não escondia a alegria e, entre os atores principais da cena, tornava-se celebridade também!
Muito atencioso e carinhoso, após a sessão de fotos, permitia que os três descessem da bicicleta e fossem passear entre os canteiros. Os pombinhos logo tratavam de deixar a praça livre para a trupe canina que não perdia a oportunidade de espantá-los do chão. Pura diversão!!!
O passeio de bicicleta com seus “cãopanheiros” se estende a outros pontos turísticos de Pindamonhangaba, lugares em que tive a alegria de reencontrá-los e de trocar um dedinho de prosa com sr. Laércio: Mercado Municipal, Bosque da Princesa, Feira da Barganha, Praça da Bíblia, …
Num desses felizes encontros, estacionei o carro e, rapidamente, desci com o celular, agenda e caneta. Perguntei ao sr. Laércio se ele poderia conceder-me uma entrevista para o jornal Tribuna do Norte. Ele, muito gentil, prontamente aceitou. Fomos até a sombra de uma árvore e passei a gravar e anotar a primeira questão: o nome dele e o dos três artistas…
Confesso que não tive tempo de formular a segunda questão! De súbito, levei uma abocanhada na mão e nem consegui identificar quem tinha sido o autor do serviço… Mayke, Mel Júnior ou Deni (o único pretinho entre os marronzinhos)? Seu Laércio ficou extremamente constrangido e, imediatamente, contou-me que eles estavam vacinados e que, portanto, ficasse despreocupada.
Sorte é que estávamos próximos de uma escola, e tive a permissão do porteiro para lavar o ferimento com água e sabão. A preocupação do Seu Laércio era tamanha que ele ficou aguardando-me, certamente, dando bronca na ‘ferinha’!
Até hoje tenho a cicatriz dos quatro dentinhos “dele” no dorso da minha mão direita. Confesso-lhes que estimo essa cicatriz mais do que todas as outras com que a vida me presenteou! Ela representa o meu batismo como cronista: era a minha primeira entrevista!
Por essa honra, muito almejava registrara história do sr. Laércio Avanço – nascido em 1950 e santista de coração! – e de seus ‘cãopanheiros’ de passeio de bicicleta pela Princesa do Norte, todos eles, amigos queridos de nossa terra e de nossa gente!
Creio eu que só em Pindamonhangaba temos um trio de cachorros que se vestem de modo tão singular e, onde chegam, espalham a alegria e o encantamento que só os nossos amiguinhos de quatro patas são capazes de espalhar!
Como fiz essa entrevista? Stalkeeio o Instagram do sr. Laércio Avanço (@laercioavanco). Vai que o seu ‘doguinho’ ciumento avance novamente em mim e, agora, deixe tatuado seus inesquecíveis dentinhos na mão esquerda desta cronista!

  • Créditos da imagem: Roberval E. de Godói