Registro Cultural : Lançamento de livro e posse de acadêmico na APL

A APL-Academia Pindamonhangabense de Letras, presidida pela escritora Elisabete Guimarães, convida as pessoas interessadas em participar de eventos artísticos e culturais, para a reunião plenária solene desta sexta-feira (29), em sua sede no Palacete 10 de Julho (avenida Deputado Claro Cesar, 33 – centro), com início previsto para as 19h30.

Um novo livro

O escritor Francisco Piorino Filho, acadêmico Presidente de Honra da APL fará, durante a plenária desta sexta-feira, o lançamento de mais uma importante obra para o acervo referente à memória de ilustres pindamonhangabenses. Desta vez, o incansável pesquisador da história de Pindamonhangaba traz outro escritor, talentoso poeta, o melhor sonetista desta terra: Balthazar de Godoy Moreira.
Os livros de Piorino, além do dedicado e cansativo trabalho de pesquisar, levantar dados aqui e ali, também são frutos de seu esforço para custear as publicações. Seu objetivo é resgatar a memória daqueles que se foram e são esquecidos na própria terra onde nasceram.
Confira as obras publicadas com essa nobre intenção: Os Pindamonhangabenses da Guarda de Honra do Príncipe Dom Pedro (1989); Fatos em Crônicas (1989); Juó Bananéri – O Baolista de Pindamonhangaba (1992); II Jogos Regionais do Litoral (1996); 100 Anos – Centenário do Monsenhor João José de Azevedo (1998); Biografias (2001); Dom José Marcondes Homem de Mello – Arcebispo – Bispo de São Carlos (2008); O Grande Amigos das Árvores – João Pedro Cardoso (2009); Eloy Chaves (2010), Algumas Lembranças – crônicas (2011); Fatos em Fotos – De Pindamonhangaba Antiga; José Monteiro França (2015); “Dr. Pedro Leão Velloso Neto” (2016) e agora “Professor Balthazar de Godoy Moreira (2018).

Uma nova escritora na APL

Na sessão plenária, a APL receberá a escritora, professora Evalda de Andrade Silva Costa, a Eva Andrade da Fazenda Nova Gokula. A escritora assumirá a cadeira 19 do quadro de Membros Honorários, que tem como patrono o Dr. Rodrigo Romeiro.
Autora de romances e obras infantis, Evalda é licenciada em Letras/Inglês e em Pedagogia; cursou disciplinas do programa de mestrado em estudos comparados de literaturas de língua portuguesa; pós graduada Latu Sensu em literatura; foi professora da Rede Escolar do Sesi-SP; realiza oficinas de criação literária, lançamentos e palestras
Para animar a noite no palacete, haverá apresentação de números musicais e muita poesia (declamações). As reuniões plenárias festivas da Academia Pindamonhangabense de Letras são abertas ao público.

  • A escritora que tomará posse (à direita) e a presidente da APL, Bete Guimarães