Nossa Terra Nossa Gente : LÁZARO ÂNGELO DE OLIVEIRA, GUARDIÃO DA FAZENDA SANTA HELENA

Lázaro Ângelo de Oliveira trabalha há mais de sessenta anos na Santa Helena, fazenda modelo e cartão postal de Pindamonhangaba, de modo especial, por sua belíssima capela, a de Santa Rita do Maçaim.

Todas as manhãs, Seu Lázaro é o primeiro a chegar e, ao final do dia, o último a fechar a porteira. O mais antigo funcionário da fazenda conhece cada palmo de terra da Santa Helena como as linhas de suas mãos! Também conhece a história de seus antigos proprietários, das plantações, dos animais de que ele cuidava e das vitórias conquistadas por eles em torneios leiteiros e exposições agropecuárias no Vale Paraíba e outras regiões.

Esses troféus marcam um período áureo de sua história profissional, e, em cada um deles, está grafado uma parte significativa de sua vida e da de outros funcionários que, assim como ele, trabalharam na fazenda, cuidando do gado e apurando, geração a geração, a genética desses campeões. Entre eles, está o inesquecível Danúbio, touro responsável por grande parte dos troféus e por muitos descendentes que dele herdaram a nobre linhagem.

Desde menino trabalhava para ajudar o padrasto a engrossar a renda da família. Aos 19 anos, casou-se com Luzia. Lázaro, assim como muitas crianças de sua geração, não teve acesso à escola e, só concluiu os estudos depois dos filhos criados. Aprender as letras abriu-lhe portas para um mundo que ele jamais imaginou adentrar: a música.

Na luta contra o luto de sua esposa, Deus deu-lhe de presente a inspiração para compor as primeiras músicas. Desde então, no bolso de sua camisa não podem faltar caneta e papel. Do nada, a canção chega… Nesses breves momentos. Seu Lázaro deixa a lida e se torna escriba daquela moda que veio lhe fazer a digna visita. Compôs várias letras e, para cada uma delas, as respectivas canções: “O carro e a boiada”,“Uma saudade”, “Infância querida”, “Lembrando de ti”, “Eu passei naquela estrada”, “Coração quebrado”, “A primeira namorada”, “O parque”, “Uma saudade”, dentre outras (disponíveis no Youtube).

Em pouco tempo, a voz e o violão do Seu Lázaro conquistaram o coração dos ouvintes da Rádio Difusora de Pindamonhangaba no programa “Sertão em Festa”, do locutor Galampito, e, ainda, os fãs dos eventos sertanejos nas manhãs de domingo no Mercado Municipal de Pindamonhangaba.

Desde 2009, Lázaro Ângelo de Oliveira é associado da SICAM -Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais – na categoria autor e intérprete e, em parceria com Sebastião dos Reis, gravou o primeiro CD independente da dupla “Os Canarinhos do Sertão”, intitulado “No pontilhado da viola” – uma boniteza sem igual! Nas catorze faixas do CD, os acordes, os arranjos e as melodias revelam-nos o “Lado B” do guardião da Fazenda Santa Helena!

Assim como a cantoria dos canarinhos do sertão, a música acabou tomando o coração de Seu Lázaro por inteiro. Entretanto, hora de viola é hora de viola e, hora de trabalho é hora de trabalho! Seu Lázaro não brinca em serviço e, em tudo o que faz, emprega seriedade e capricho. Amigo e companheiro dos funcionários que lhes são subordinados na Santa Helena, sua vida é um exemplo para cada um deles e, também, para os jovens do nosso tempo e para os de gerações futuras.

O homem que conhece os campos, as edificações, as cercas e os limites da Santa Helena com cada um de seus confrontantes, guarda um brilho nos olhos que só os homens bons sabem cultivar. Esse tesouro de ser humano, através de sua música, tem semeado por nossa terra e entre nossa gente, as maiores riquezas que Deus Lhe concedeu: o amor à família, ao trabalho e às inesquecíveis histórias vividas por esse ‘octagenário menino’ na Fazenda Santa Helena!