Leandro “Buda” é convocado para representar Seleção do México

Atleta também foi campeão sul-americano de luta livre esportiva neste mês

Colaborou com o
texto: Dayane Gomes

Acostumado a levar a representatividade de Pindamonhangaba para eventos esportivos, Brasil a fora, o lutador Leandro “Buda” se deparou com a novidade de ser integrante da Seleção Mexicana em um evento internacional. Antes de embarcar para a jornada inédita, ele ainda venceu a “2ª Copa Sul-Americana de Luta Livre Esportiva”.
Somente em 2018, o pindense participou de 13 competições e seus resultados positivos lhe renderam o convite para fazer parte do time do México no “ESL – Elite Submission League No Gi Series”. O Grand Prix reuniu a disputa entre quatro estilos de luta: jiu-jitsu, sambo, 10th planet e luta livre, a modalidade típica do brasileiro. “Fiquei uma semana treinando lá, para me adaptar ao clima de três mil metros de altitude”, contou Leandro Buda.
A equipe “Mexican Pride” foi com dois componentes de faixa azul, dois de faixa marrom e apenas o pindense de faixa preta para o ginásio Jalisco, em Guadalajara, no dia 9 de dezembro. Assim, o conjunto conquistou o terceiro lugar no “Elite Submission League” após o enfrentamento pelo pódio contra os competidores de sambo.
Além do mais, a passagem do lutador pelo solo mexicano contou com a orientação de workshops. “Eu ministrei seminários em três academias de luta livre esportiva e passei um pouco de meu conhecimento para eles. Foi uma experiência incrível”, afirmou.
O encerramento do ano competitivo teve também outra vitória do esportista em 2 de dezembro. Ele competiu no Clube Boqueirão do Passeio, no Rio de Janeiro, em busca do título da “2ª Copa Sul-Americana de Luta Livre Esportiva”, chancelada pela Confederação Brasileira da modalidade. E a medalha de ouro veio na categoria Master 2 Faixa Preta para atleta de até 76 kg.
“Eu saí campeão sul-americano do Rio, no domingo, e já viajei para o México”, disse o líder da Escola de Artes Marciais de Pinda e integrante da equipe “Guilhotina Fight Team” que estuda a oferta de expandir sua atuação profissional fora do país.

  • Pindense tem o apoio do seu mestre Alexandre Pequeno na carreira esportiva