“Legislativo de Pindamonhangaba: de 2021 a 2024”

O entrevistado dessa edição é o Renato Cebola. Pelo Partido Verde, ele foi um dos dois únicos
vereadores que conseguiram a reeleição, com 1039 votos.

1. Quem é Renato Cebola?
Sou Renato Nogueira Guimarães, conhecido como Renato Cebola, empresário do ramo comercial, formado em Gestão Pública. Casado com Luciana e pai de três filhos, Pedro, Murilo e Isadora. É o filho mais velho de João Paulo e da professora Bete Guimarães.
Desde cedo aprendi os valores do trabalho. Aos 18 anos iniciei a carreira bancária e em 2007 passei a empreender na área de eventos e no comércio.

2. Por que você quis ser vereador?
Quando iniciei no ramo de eventos e comércio, ou seja, em contato direto com o público, comecei a perceber as necessidades reais da população.
Em 2012, lancei minha candidatura como vereador e com 1.362 votos, fiquei como suplente . No ano seguinte assumi a Coordenadoria de Eventos da Prefeitura de Pindamonhangaba, onde desenvolvemos vários projetos em prol da cidade. Novamente lancei minha candidatura em 2016 e fui eleito vereador com 2.182 votos.
Acredito que as políticas públicas são uma ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos e que o melhor caminho para ajudar a cidade é ouvindo a população.

3. Quando se “descobriu” político?
Fui educado por uma grande professora, que sempre me ensinou que a política e a educação são os maiores instrumentos para mudar o mundo, por isso, acho que sempre fui político, pois ser político é lutar por uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
O que eu sempre gosto de falar é que quem odeia a política será sempre representado/ governado por quem não deseja. Portanto, acredito que todo cidadão é político, pois cada pessoa interfere na política do país, para o bem ou para o mal.

4. Quais serão suas principais áreas de atuação?
Nos últimos 4 anos, trabalhei em prol de políticas públicas eficientes. Nosso mandato foi pautado na transparência dos gastos públicos e na fiscalização dos serviços urbanos e políticas sociais. Irei continuar meu trabalho, sempre dialogando com a população e defendendo as políticas sociais.
Porém, precisamos resgatar a nossa economia, é necessário políticas públicas eficientes para que juntos possamos vencer a crise econômica e todos os desafios pós a pandemia mundial. Nossa cidade está em crescente expansão, e o bem estar da coletividade é o objetivo principal do meu trabalho.

5. O que o munícipe pode esperar do seu novo mandato?
A cidade pode esperar muito trabalho, respeito e responsabilidade. Estamos juntos nessa nova legislatura, prontos para trabalhar junto com a Prefeitura e para fazer o melhor para a nossa população. Importante frisar que nosso Gabinete esta sempre a disposição da população, seja nas redes sociais ou na Câmara Municipal.
Acho que o pensamento coletivo de todos os vereadores eleitos, é fortalecer as ações da Prefeitura, fiscalizando e garantindo o desenvolvimento; garantindo uma atuação participativa da população. Todos nós temos um comprometimento muito grande com a sociedade, pois ela nos escolheu para representá-la.

6. Para você, quais devem ser as características de uma pessoa pública?
Podia dizer que as principais características de uma pessoa pública são a ética e honestidade, mas, na verdade, acredito que estas características devem ser inerentes a qualquer cidadão. Acredito que uma pessoa pública deve sempre ter a capacidade de colocar o interesse público acima dos seus próprios interesses.
Precisa ter amor pelo que faz, coragem para mudar, estudos e muito diálogo com a população. Precisa ser exemplo positivo para a população, sempre aberto a mudanças!

7. Deixe uma breve mensagem a seus eleitores e à população de Pindamonhangaba.
Gratidão resume o nosso sentimento. Com Deus em primeiro lugar, gostaria de agradecer aos eleitores que depositaram sua confiança em mim para representá-los. Tenho consciência da responsabilidade que cabe a mim na condução de uma política séria.
Vou cumprir com os meus deveres de parlamentar com a mesma energia e motivação de sempre. Vou continuar pautando a transparência e buscando projetos de leis que beneficiem a todos. Contem sempre comigo!
Que 2021 seja um ano próspero, que consigamos vencer a crise econômica, social e política que estamos vivendo. Dêem o seu melhor para o mundo, e do mundo receberão o melhor. Boas Festas

  • Créditos da imagem: Arquivo Pessoal