“Legislativo de Pindamonhangaba: de 2021 a 2024”

Nesta edição, a série “Legislativo de Pindamonhangaba: de 2021 a 2024” entrevistou dois vereadores: Gilson Nagrin; e Francisco Norberto Silva Rocha de Moraes, o Norbertinho, – ambos eleitos para o próximo mandato pelo Partido Progressista.

Gilson Nagrin

1. Quem é Gilson Nagrin?
Na Verdade, meu nome é Gilson Candido, sou de Pindamonhangaba, nascido no bairro do Campo Alegre; tenho 50 anos; sou casado com a Mara, há 26, e tenho três filhos: Ana Eduarda, de 25 anos; João Pedro, de 19; e Lucas, de 15 anos. Fui candidato pela primeira vez. Minha profissão é Radialista (sou locutor há 33 anos) e atualmente trabalho da Rádio 107 FM. Atuo também como líder religioso. Sou fundador da Comunidade Pleroma – Comunidade Carismática Católica; que existe há 11 anos, e tem como missão evangelizar e levar a um reavivamento espiritual; oferecendo atendimento de oração, direção espiritual, formação, ensinamentos bíblicos, retiros, aconselhamento espiritual, retiros de jovens e casais e grupo de oração, entre outros. O grupo é formado por mulheres; homens; jovens; adultos; solteiros e casados – com o propósito de viver uma vida em comunidade de aliança.

2. Por que você quis ser vereador?
Eu nunca sonhei ou pensei ser vereador, nunca me imaginei como político. Quando criança, aos meus 11 anos de idade, eu sonhava em tocar em uma banda marcial, ser DJ e locutor de rádio. Fiz parte de uma das melhores bandas marciais: a banda municipal “Dragões de Pindamonhangaba”; também fui DJ e sou locutor, há 33 anos. Mas ser político nunca passou pela minha cabeça, não estava em meus planos, como também não estava nos meus planos ser pregador, coordenador da Renovação Carismática Católica e fundador da Comunidade Pleroma. Mas em relação a ser vereador, na verdade, foi Deus que me escolheu para essa missão. Sempre gostei de política; tanto que eu apoiei minha esposa Mara quando ela recebeu o convite para ser candidata em 2008 e em 2012.

3. Quando se “descobriu” político? Explique!
Eu me descobri como político na oração quando Deus, com sinais, me convenceu para essa missão. Muitos céticos quando lerem este texto não irão acreditar, dizendo que ‘não tem nada a ver misturar política e religião’. Eu sempre disse que eu gostava de política, mas não para ser candidato e quem teria esse chamado era a Mara minha esposa. Mas em 2019, começou a crescer em mim a vontade de me candidatar; daí eu pensei: ‘esse sentimento é meu, de Deus ou diabólico?’; pois aprendi que nós precisamos discernir de onde nasce o sentimento que nos guia para algumas portas que se abrem em nossas vidas. Já que não são todas as portas que se abrem, que devemos entrar, mesmo que pareçam boas. Se eu faço uma escolha errada, de entrar em portas que não fazem parte da vontade Deus, eu vou prejudicar a mim e as pessoas que estão a minha volta.

4 . Quais serão suas principais áreas de atuação?
Eu quero ser o vereador que vai escutar as necessidades do bairro e, juntos com os moradores, identificar quais as demandas e criar políticas públicas – conjunto de ações – com base na análise da realidade do bairro; conhecendo a demanda e em cima dessas necessidades, priorizar e ver realmente o que o bairro está precisando.

5. O que munícipe pode esperar do seu mandado?
A pergunta que mais me fizeram durante a campanha foi: ‘Quais eram as minhas propostas?’ Eu poderia durante a campanha fazer várias propostas sem base; sem conhecimento; sem profundidade e sem análise. Mas, eu aprendi em Gestão Pública que o gestor, no caso, o vereador, deve formular políticas públicas de acordo com a demanda da sociedade para sanar aquele problema. Todo bairro tem a sua demanda e as políticas públicas devem ser formuladas de acordo com a demanda daquele local. Minha proposta em campanha foi de formular políticas públicas justificadas com base e análise na realidade para priorizar o que realmente o bairro precisa. A solução dos problemas da cidade é muito variável; cada bairro tem a sua demanda – que deve ser compreendida dentro do contexto, dentro da realidade de cada região. A gente ouve que ‘após as eleições os candidatos desaparecem e só aparecem na próxima eleição’. Como que o vereador vai conhecer a realidade de um bairro se ele não aparece? Para que o vereador possa compreender o contexto da demanda ele precisa estar perto das pessoas e gostar de gente. Minha única proposta de campanha foi essa: o Gabinete no Bairro. O vereador precisa escutar a dor das pessoas indo até os bairros; criar estratégia; planejar junto e verificar quais as necessidades do bairro; além disso, colocar metas a serem alcançadas e dar respostas.
A população pode esperar de mim um vereador atuante, comprometido com a verdade e com os interesses do povo; um político ético; responsável; humilde – que buscará fazer um trabalho em que a população possa ser beneficiada.

6. Para você, quais devem ser as características de uma pessoa pública?
Nós sabemos que atualmente a política nacional passa por uma crise muito grande: ética e moral. Não está nada fácil estar no campo político. Nós precisamos dar uma resposta para a população, as pessoas esperam de nós, principalmente, dos novos vereadores, e me incluo, uma nova geração da política de Pindamonhangaba.

7. Deixe uma breve mensagem a seus eleitores e à população de Pindamonhangaba.
Todos precisam se envolver! A maioria dos brasileiros diz não gostar de política. Quando as pessoas do bem não se envolvem, muitos corruptos se envolvem e tiram o dinheiro da saúde, da educação e de outras áreas. Devemos lembrar que as decisões são tomadas na cidade; as leis, o imposto que você paga, a escola que seu filho estuda, a estrada que seu carro anda são decisões políticas; e as decisões políticas influenciam diretamente na sua vida. Você que ama sua cidade precisa se envolver; você sociedade civil tem a responsabilidade de participação, de se organizar junto com o poder Executivo, Legislativo e Judiciário, reunindo esforços para beneficiar o seu bairro, o meu bairro. Eu quero ser o vereador do gabinete no bairro para ouvir as pessoas. Já são 20 anos que eu faço isso (ouvir as pessoas) dentro da Comunidade Pleroma. São 20 anos de uma vida dedicada ao próximo e, agora, eu ganhei essa oportunidade dos meus eleitores para ampliar os projetos que antes eram difíceis de realizar. Tenham todos um feliz 2021 de muita paz, saúde e felicidade!

Norbertinho

1 – Quem é o Norbertinho?
Nasci em Aparecida e fui criado em Pindamonhangaba, cidade que respeito e trabalharei ainda mais pelo melhor da população e da cidade. Tenho 33 anos, sou casado, formado em Direito, pós-graduado em Direito Público com ênfase em Administração Pública, com experiência profissional nas áreas pública e privada.

2 – Por que você quis ser vereador?
Quando comecei a perceber certas injustiças e oportunidades de melhorias em Pindamonhangaba, não pensei duas vezes. Após pesquisas, entendi que o melhor caminho seria entrar na política para trabalhar com dignidade e ajudar as pessoas.

3 – Quando se “descobriu” político?
Na adolescência despertou o meu interesse pela igualdade e pelo bem das pessoas ao começar a perceber as necessidades reais da população. Eu perambulava pelas ruas dos bairros e conversava com as pessoas para entender o que poderia ser melhorado. Dei início aos estudos sobre como ajudar as pessoas e, de certa maneira, a cidade. A melhor maneira que encontrei foi entrar na política. Com 20 anos me candidatei. Devido ao resultado nas urnas, constatei que precisava me preparar ainda mais. Continuei meus estudos e a trabalhar com foco no aprendizado que iria trazer bagagem para a meta de entrar na política em prol do bem da população. Sempre estive de olho no que estava ocorrendo em Pinda. Além de trabalhar em instituições públicas e privadas, durante a semana, e entrei aos sábados na Rádio 107,1FM, com o programa ‘Direto ao Ponto’, para estar ainda mais perto das pessoas para ouvi-las. E com a graça de Deus e confiança das pessoas em mim e nas minhas propostas, nesta última eleição entrei como vereador.

4 – Quais serão suas principais áreas de atuação?
Sem dúvida alguma fiscalizar sempre. Estarei atento, principalmente, nas áreas da agricultura e atenção na zona rural, educação, saúde, segurança pública, e nos gastos do dinheiro público.

5 – O que o munícipe pode esperar do seu mandato?
Certamente podem esperar que lutarei e muito pelo bem da nossa cidade e da nossa população. Visitarei os bairros, para ouvir as demandas da população, uma espécie de Gabinete itinerante. Inclusive, me acionem pelas minhas redes sociais e WhatsApp, número 99633-4343. Estarei sempre disponível.

6 – Para você, quais devem ser as características de uma pessoa pública?
Entre as principais características estão a honestidade, o trabalho dentro da legalidade, e a justiça.

7 – Deixe uma breve mensagem a seus eleitores e à população de Pindamonhangaba:
Agradeço, do fundo do coração, a todos que depositaram em mim sua confiança. Trabalharei arduamente para o melhor. Serei eternamente grato pela oportunidade que me deram!

  • Créditos da imagem: Arquivo Pessoal
  • Créditos da imagem: Arquivo Pessoal