“Legislativo de Pindamonhangaba: de 2021 a 2024”

Iniciamos hoje a série: “Legislativo de Pindamonhangaba: de 2021 a 2024”, em que daremos espaço para
todos os vereadores, eleitos em 2020 na cidade, a se apresentarem aos leitores. Quem abre a série
é o candidato do Partido dos Trabalhadores, Herivelto Vela – por ordem de votação – de acordo
com lista do Cartório Eleitoral de Pindamonhangaba.

1. Quem é Herivelto Vela?

Eu sou casado com a Gilma; sou pai da Letícia e do Luiz; tenho 43 anos. Sou bacharel em Direito; sou nascido e criado em Pindamonhangaba e morador do bairro Alto do Cardoso. Eu gosto de esportes, de família e de gente. Sou metalúrgico e há 23 anos trabalho em indústrias. Hoje, sou vereador eleito e o mais votado em Pindamonhangaba.

2. Por que você quis ser vereador?

Quis ser vereador porque entendi que a minha representatividade deveria sair dos muros do sindicato e ajudar ainda mais pessoas. De forma resumida, eu decidi ser vereador porque cheguei ao topo de uma categoria e agora quero representar e ajudar a defender uma cidade inteira.

3. Quando você se “descobriu” político?

Minha vida na política começou muito cedo, quando ainda era um simples metalúrgico e já negociava benefícios para os trabalhadores. Mas minha vida política começou mesmo em 2016 quando assumi a presidência do sindicato e pude perceber que dentro das minhas limitações eu conseguia ajudar apenas os metalúrgicos e isso era pouco. Não sou nenhum ‘pai’ dos trabalhadores; não sou seu único representante, mas vi que tem muitas classes que não têm sua devida representatividade e minha principal causa é a defesa do trabalhador.

4. Quais serão suas principais áreas de atuação?

Minhas principais causas serão defesa do trabalhador e defesa do emprego, visando às futuras gerações. Deixar um legado positivo. Nós, políticos, não podemos pensar apenas nos nossos quatro anos de mandato; temos que pensar um pouco mais a frente. Vou procurar formas de atrair indústrias, gerar qualificação profissional, qualificar nosso povo e lutar pela oportunidade do primeiro emprego.

5. O que o munícipe pode esperar do seu mandato?

Um mandato participativo, com ‘menos gabinete e mais rua’; reuniões nos bairros; ouvir a população e atender a população. Pode esperar realmente um mandato de rua.

6. Para você, quais devem ser as características de uma pessoa pública?

Primeiro, a população deve entender que uma pessoa pública é uma pessoa normal. Eu, por exemplo, tenho minhas manias, meus gostos, meus desejos. Sei que hoje tenho que me preservar um pouco mais, principalmente, em relação às redes sociais, mas não deixarei de jogar meu futebol, sair com minha família e amigos, claro, lembrando que uma pessoa pública sempre deve ser exemplo.

7. Deixe uma breve mensagem a seus eleitores e à população de Pindamonhangaba.

Sei que a câmara dos vereadores é um cenário totalmente diferente do que atuo. Sei que tenho que me qualificar e aperfeiçoar em outras demandas. Mas o principal motivo que me tornou vereador foi ter realizado muita coisa para a população através do sindicado. Vou continuar com este ‘olhar’ para as pessoas. Também quero deixar claro que eu não sou situação e nem oposição. Na Câmara, irei trabalhar para a população. O que o prefeito fizer bem feito não tem porque eu questionar; e o que o prefeito fizer e eu não concordar, eu vou dialogar.

 

  • Créditos da imagem: Jucélia Batista