Editorial : Lembrar e valorizar

Nesta edição divulgamos as inscrições para o “Prêmio Mestre Cultura Viva”, que visa instituir uma política de transmissão dos saberes e fazeres de tradição oral em diálogo com a comunidade, para o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo brasileiro por meio de reconhecimento político, econômico e sociocultural daquelas pessoas consideradas Mestres de tradição oral.

A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida. Preservar a memória é manter a tradição viva e uma forma de fortalecer suas bases. Os erros e acertos do passado ajudam a entender o presente e a planejar ações futuras.

Também é preciso olhar para as pessoas, pois a história é uma construção que traz em si as marcas dos sujeitos que dela fazem parte.

Preservar a memória não é só resgatar o passado. Também é compreender as diferenças e reconhecer os limites de cada período. É ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro. É descobrir valores e renovar os vínculos. É refletir sobre a história, não apenas como quem recorda, mas exercitando uma verdadeira práxis, em que a reflexão e a prática andam lado a lado.

Rememorar, pois, constitui exercício auxiliador das interpretações do presente que se constrói aos poucos. Neste intuito, o “mais velho”, detentor da sabedoria que perpetua a cultura, representa aquele que tem o poder de remeter ao passado, para que o presente se faça melhor entendido e o futuro melhor engendrado.