“Leoas do Vale” comemoram 1 ano de criação

Colaborou com o texto: Víctor Belmonte.
***
Leoas do Vale, como é conhecido o time feminino de rugby de Pindamonhangaba, comemora um ano de criação neste domingo (13). O time vem crescendo de acordo com o tempo, e a tendência é que essa evolução permaneça.
No início, no ano de 2015, os treinos de rugby eram no Distrito de Moreira César, no Centro Esportivo José Ely de Miranda, o Zito, mas somente existia o time masculino. Algumas mulheres começaram a assistir aos treinos e a se interessarem. Devido a esse interesse foram criados um time feminino e também o time juvenil.
Contudo, com o passar do tempo as poucas mulheres que participavam foram desistindo e acabou sendo encerrado o treinamento para a turma do time feminino.
Em 2016, o time masculino começou a ganhar destaque na cidade, e a história se repetiu: as mulheres assistiam e se interessaram pela modalidade, mas dessa vez em um novo local: Centro Esportivo João Carlos de Oliveira, “João do Pulo”. Houve a formação de um novo time feminino, com Jonathas Souza se voluntariando para treinar as meninas.
“O nosso time começou com a iniciativa da diretoria e Jonathas abraçou a ideia. Aos poucos nosso time foi crescendo, e é muito lindo ter acompanhado essa evolução que aconteceu neste primeiro ano. É um desenvolvimento contínuo e estamos batalhando para que a equipe continue crescendo”, disse Carla Koehler e Amanda Aquino, as pilares do time.
No CE “João do Pulo”, dessa vez, a quantidade de pessoas interessadas foi maior. Já no primeiro treino, que aconteceu no dia 13 de agosto de 2016, tinham oito meninas, número que foi aumentando gradativamente até atingir a média atual de 20 mulheres nos treinamentos.
As ‘Leoas’ vêm em constante evolução, não apenas em números de atletas, mas também em resultados. Já participaram de dois campeonatos e de diversos amistosos.
Na primeira competição, a Copa Vale, disputada no começo deste ano, realizada em duas etapas, com sede em Mogi e São José dos Campos, as meninas não conseguiram sequer classificação, mas obtiveram experiência. A segunda competição, um quadrangular realizado em Lorena no mês de abril, foi histórica para as Leoas, conseguiram a primeira vitória e terminaram em segundo lugar.
Há cerca de um mês, as ‘Leoas do Vale’ estão com novo treinador, Élcio Oliveira, que também é jogador do Pinda Rugby, e disputa campeonatos pelos Leões do Vale. O time também tem uma nova capitã, Luana Menezes, que joga na posição ponta/centro.
As mulheres que se interessarem estão convidadas pelo time para assistirem aos treinos que acontecem às segundas e quartas-feiras, às 20 horas, e aos sábados, às 16 horas.