Lições aprendidas pelo voluntariado

O grande aprendizado deixado pelo voluntariado é a oportunidade de sair da zona de conforto. Quando se realiza qualquer tipo de atividade voluntária, passa por situações muito incomuns, como a falta de vários recursos. Colocar-se no lugar dos outros é de suma importância, o que aprimora a empatia. Vamos conhecer outras lições que o voluntariado nos deixa?
Conceito de felicidade
Apesar de estarem passando por momentos extremamente difíceis, muitas pessoas ainda conseguem cultivar o sentimento de contentamento. Com o trabalho voluntário, você vai descobrir que a felicidade é algo que nós cultivamos dentro de nós mesmos. Você ficará mais satisfeito consigo mesmo ao saber que está doando um pouco de seu tempo para fazer o bem ao próximo.

Quem mais ganha é quem pratica
O trabalho voluntário é recebido com muito carinho. Além de fazer novas amizades, o voluntário tem a chance de conhecer novas formas de se inspirar, colocando-se no lugar dos outros. O sentimento de recompensa após um dia de trabalho é forte, e aos poucos, o candidato perceberá que o seu contentamento depende menos de bens materiais e mais do que ele faz no dia a dia.
Falta tempo ou falta de organização da agenda?
Muitas pessoas confundem falta de tempo com falta de organização. Você já se perguntou como algumas pessoas conseguem fazer tantas coisas com tão pouco tempo? Olhe bem para a sua rotina. O que você tem priorizado? Para o que dedica mais energia? Do que sente mais falta no seu dia a dia?
Independente de sermos ricos ou pobres, nos encaixarmos ou não nos padrões de beleza, todos nós temos 24 horas por dia para fazer as nossas atividades. Como você aproveitaria este tempo da melhor forma possível? Muitas perguntas para serem respondidas por você.

Conheça a si mesmo
O voluntariado é uma das melhores formas que temos para conhecer a você mesmo. Quando se depara com a realidade de outras pessoas, enxergamos novas perspectivas e novos desafios. Aos poucos, entendemos o que realmente queremos e quais são os nossos propósitos.

Melhorar a comunicação
Um voluntário precisa se comunicar com os mais diversos tipos de pessoas, quaisquer sejam a sua classe social, idade ou gosto. Se você acha que tem o que melhorar na sua capacidade de diálogo, o voluntariado é a sua chance para compreender a posição de outras pessoas e dialogar com elas.

Descobrir outras habilidades
Outro benefício que um trabalho voluntário pode oferecer é a possibilidade de ir além do aprendizado, aplicando conhecimentos e apreendendo novos valores, que podem ser determinantes tanto no nível pessoal quanto profissional.