Livro sobre Euterpe é lançado em sessão solene da APL

A Academia Pindamonhangabense de Letras realizou uma Sessão Solene dia 30 de setembro, no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba, para o lançamento do livro: “Euterpe – A fiel Depositária”, da acadêmica Júlia San Martin Boaventura.
A professora Júlia apresentou um resumo da história de 191 anos da Banda Euterpe, com todo período de atividades ininterruptas. Ela participou praticamente de todos os momentos mais importantes de Pindamonhangaba ao longo desses quase dois séculos.

Entre as participações mais famosas da Banda, constam uma apresentação para a Seleção Brasileira de Futebol em Campos do Jordão, em 1958, antes dela embarcar para a Suécia onde se tornaria campeã mundial pela primeira vez.

Outro evento que faz parte da Euterpe foi a apresentação para o Imperador D. Pedro II, no Rio de Janeiro.
Ela também ficou famosa por tocar no programa “Lira do Xopotó”, programa da Rádio Nacional, em 1964.
A Corporação Musical Euterpe é uma associação de músicos que atua com um banda sinfônica, uma camerata e projetos na área de ensino da teoria e prática musical. Fundada na cidade de Pindamonhangaba em 22 de agosto de 1825 pelo Maestro João Batista de Oliveira, está em atividade desde sua fundação, sendo considerada a banda musical mais antiga em atividade ininterrupta do Brasil.

O atual presidente é o também maestro da Banda Sinfônica, Marcos Roberto de Souza. Durante seus comentários, ele lembrou que “existe um city tour pelos principais pontos turísticos-culturais de Pindamonhangaba, e nunca citaram nada sobre esse grande patrimônio que é a Banda Euterpe”.
William Jobair é o maestro da Camerata (Orquestra de Cordas), formada por jovens aprendizes, que fez uma excelente apresentação muito aplaudida por todos, durante o evento de lançamento do livro.
A Banda tem mais de 100 músicos, sendo 38 da Banda Sinfônica, 35 da Banda Experimental e 35 da Banda de Cordas.

Foi feita também apresentação de documentário com fatos e fotos antigas e atuais da Banda.
A sede da Euterpe é no Palacete Tiradentes (antiga Câmara Municipal) e os ensaios são às segundas, quartas e quintas-feiras.
A presidente da APL, Elisabete Nogueira da Silva Guimarães, elogiou a Banda e a acadêmica Júlia San Martin pelo ótimo livro escrito.

Imagens: Divulgação