Nossa Terra Nossa Gente : LÚCIO VALERA: DE HIPPIE A DOUTOR, O CAMINHO DE LOKASĀKSĪ DĀSA

O Doutor em Ciência da Religião, Lúcio Valera, não precisa subir as majestosas montanhas do Himalaia para contemplar o Sagrado. A simples presença de LOKASĀKSĪ DĀSA, – em sânscrito, “servo de Deus”, como é chamado por sua família espiritual, a comunidade Hare Krishna -, eleva-nos aos cumes da Divina Sabedoria presente na alma desse educador, filósofo, cientista da religião, professor de sânscrito, mestre em Reike e sacerdote Vaishnava que, desde 1978 chegou a Pindamonhangaba como Presidente da ISKCON – Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna -, para fundar a Fazenda Nova Gokula, no Ribeirão Grande.
Menino descendente de espanhóis que se estabeleceram em Santa Cruz do Rio Pardo -SP, viveu a infância e a juventude em Jandaia do Sul – PR e, aos 14 anos, junto de seus pais Benilda e José Valera, muda-se para São Paulo em busca de melhores condições de estudo. No bojo de sua efervescência juvenil, encontra no movimento hippie, o caminho para suas buscas existenciais. No meio desse caminho, foi encontrado pelo movimento Hare Krishna e, desde 1972, tornou-se membro dessa associação religiosa, filosófica e cultural, oriunda do hinduísmo, fundada em Nova York em 1966 por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada (Hare é uma invocação ao aspecto feminino de Deus, Deus Mãe; Krishna é um nome de Deus que significa “o todo atraente”).
Reconhecido como o primeiro devoto do movimento Hare Krishna no Brasil, sua vida se entrelaça à história dessa associação; nela, encontrou o seu propósito, “cresceu em sabedoria e graça”, tornou-se um dos mais proeminentes propagadores do conhecimento védico em nosso país. Ao longo de sua vida, LOKASĀKSĪ DĀSA tornou-se um dedicado devoto de Krishna: ministra cursos, palestras e conferências no Brasil, na Índia e em todo canto a que é chamado. Por onde ele peregrina, ilumina com a chama de sua espiritualidade, almas sedentas da mensagem do amor divino que ele traz em seu coração.
O legado desse devoto de Krishna transcende os anos dedicados aos seus estudos nos cursos de Pedagogia e Filosofia, Sânscrito e Tradições Bhakti na instituição de ensino Jawaharlal Nehru University of New Delhi, o mestrado e o doutorado na Universidade Federal de Juiz de Fora: Dr. Lúcio Valera, em sua amável simplicidade, recebe alunos e discípulos com profunda generosidade, dispondo sempre de seus ensinamentos e de suas obras.
Há muito tempo, andava eu a sua procura. Na verdade, procurava por um professor de sânscrito. A tarde que nos encontramos na esquina de nossas casas, na Vila Bourghese, tornou-se um marco indescritível na minha história. Não só encontrei o professor de uma língua que tanto prezo, mas o amigo, o sábio, o companheiro de espiritualidade, alguém que se dispõe a acolher nossos sonhos e utopias e sonhar conosco um mundo de “paz e amor”. Não uma paz e um amor utópicos. Mas a paz e o amor que semeamos, dia após dia de nossas vidas, sem esperar pelos frutos da semeadura.
A esse “servo de Deus”, nosso profundo respeito! A origem da palavra respeito vem do latim respicere, que quer dizer “disposição de olhar novamente” e, quando me disponho a contemplar a história de vida desse hippie devoto de Krishna, um Himalaia de gratidão se eleva em meu ser!
Aos que têm sede do Sagrado, o legado acadêmico de Lúcio Valera: A Ponte entre as duas margens: a experiência inter-religiosa de Henri Le Saux (ABHISHIKTĀNANDA) – Dissertação de Mestrado: UFJF, 2007 e A Mística Devocional (BHAKTI) como experiência estética (RASA): um estudo do BAAKTI-RASĀMŖTA-SINDHU DE RŪPA GOSVĀMĪ – Tese de Doutorado: UFJF, 2015.
Aos internautas, uma dica: a página “Lúcio Valera” no Facebook dispõe notícias de seus cursos, palestras e conferências mundo afora.
Hare Krishna!

  • "Dr. Lúcio Valera, em sua amável simplicidade, recebe alunos e discípulos com profunda generosidade"