Vanguarda Literária : LUIZ OTÁVIO: O PRÍNCIPE INESQUECÍVEL…

É o nosso PRÍNCIPE DOS TROVADORES BRASILEIROS, que nos legou, entre outras obras, “Meus irmãos, os Trovadores”, publicada em 1956. Trabalhando como a formiga e cantando como a cigarra, no dizer de outro grande Trovador – Elton Carvalho, de saudosa memória, LUIZ OTÁVIO corria o Brasil, das grandes cidades aos longínquos lugarejos, levando a sua rosa imperecível – A TROVA -, divulgando os ideais de amor e fraternidade. Sonhando sempre, mesmo em meio às intempéries da incompreensão, da inveja, o nosso Príncipe cantou a vida, a saudade,o amor,como vemos nessas Trovas:

“Duas vidas todos temos,
muitas vezes sem saber:
a vida que nós vivemos
e a que sonhamos viver…

Desconfio que a saudade,
não gosta de ti ,meu bem;
quando tu vens, ela vai…
Quando tu vais, ela vem…

Essa trova foram sonhos
que um trovador já sonhou…
São uns farrapos tristonhos
de um grande amor que passou.”.

Às vezes, o mar bravio
nos dá lição engenhosa:
afunda um grande navio,
deixa boiar uma rosa !

Humilde, LUIZ OTÁVIO não desejava as luzes da celebridade fugidia, seu desejo era divulgar a Trova a todo custo, com sacrifício, pois, mesmo doente, com a enfermidade que lhe ceifou a vida, ela não esmorecia e dizia:

“Pequena”, dizem os zangados,
muitas vezes,com desdém.
Jamais, saberão,coitados,
que grandeza a trova tem!

“Trovador, grande que seja
tem esta mágoa a esconder:
A Trova que mais deseja
jamais consegue escrever…”.

Em 1960, viu concretizado um grande sonho: os Primeiros Jogos Florais, que idealizou juntamente com J.G.DE ARAÚJO JORGE,serem realizados com sucesso, na aconchegante e simpática cidade serrana-Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro.

No dia 31 de Janeiro de 1977, LUIZ OTÁVIO alçou vôo para a eternidade, deixando a sua grande família-”OS IRMÃOS-TROVADORES” que permaneceram para honrar a sua memória. A “Rosa do Príncipe” ( A TROVA), sem dúvidas permanece imperecível entre os Trovadores Brasileiros !

Salve, PRÍNCIPE LUIZ OTÁVIO!