Mais 1.200 alunos participam de formação do Proerd

A formatura das turmas do Araretama, Centro e Ribeirão Grande que realizaram o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – aconteceu na sexta-feira (2), às 10 horas, no ginásio da Associação Atlética Ferroviária.
Na ocasião, cada escola teve um aluno premiado com a melhor redação e depois houve a premiação aos alunos que se destacaram nas redações. As 1.200 crianças, dos 5ºs anos do Ensino Fundamental de 26 escolas, entre particulares e municipais, que o programa atendeu fizeram o juramento do Proerd e receberam a certificação dos participantes.
A formatura dessa turma, que completou o curso trimestral, marcou 40.500 alunos que passaram pelo Proerd em Pindamonhangaba, desde que ele foi implantado, em 1999, atualmente sob a supervisão dos cabos PM Gonzaga e Celso. O cabo PM Gonzaga, que atua no Proerd nestes 17 anos na cidade, falou como é poder ver tantas crianças se formando. “Quanto mais crianças alcançadas melhor. Elas são orientadas a sempre dizer não às drogas, então quanto maior o número de crianças, maior o combate às drogas. São muitos anos neste programa, mas cada turma que a gente começa é uma nova história, uma nova amizade e tudo isso é muito gratificante”, explicou.
Houve ainda uma homenagem para Bruno Pedott, representante da OAB de Pinda, que foi aluno do Proerd na turma de 1999, a primeira que a cidade teve. Bruno discursou para os alunos sobre a gratificação de poder ter sido um aluno Proerd e sobre a importância do curso em sua vida. Ao fim ele recebeu uma medalha de honra do cabo PM Gonzaga, que foi seu instrutor no curso.
Além de Bruno, Maria Aparecida Pedroso Rocha Pena, ‘Cidinha Pedroso’, secretária de Educação e Cultura do município, também falou com os alunos e principalmente com os pais, os quais ela convidou a realizarem um juramento para ajudar os filhos no combate às drogas.

 

Alunos Premiados

6º lugar – Laiza Vitória Brigatto Pedroso – E.M. Julieta Reale
5º lugar – Cauan Zanin i de Castro – Colégio Domus
4° lugar – Hillary Munich C. Sobrinho – E. M. Paulo Freire
3º lugar – Marcela Vitória S. Souza – Colégio Criança & Companhia
2º lugar – Halana Gabriele de O. Firmino – E. M. Augusto C. Ribeiro
1º – lugar – Maria Eduarda R. Sampaio – Colégio Objetivo

Sobre o Programa

O Proerd é promovido pela PM – Polícia Militar – nas escolas públicas e particulares, com alunos de 10 a 11 anos do 5º ano do Ensino Fundamental I, para o esclarecimento e atuação frente aos perigos oferecidos pelas drogas lícitas e ilícitas. O Proerd tem a proposta de apoiar as famílias, através da educação e da orientação às crianças e jovens, para terem uma vida social saudável e longe do perigo das drogas. O curso é considerado essencial porque os alunos estão em uma fase de transição muito importante na vida deles. Eles têm que estar preparados e  alertas para o perigo das drogas, porque agora vão para o Ensino Fundamental II e passarão a ter contato com alunos mais velhos, portanto mais propensos às pressões desta fase da vida.

Imagens: Divulgação
  • Maria Eduarda ganhou a premiação de melhor redação
  • Bruno Pedott foi aluno Proerd do cabo PM Gonzaga na primeira turma que teve em Pinda, em 1999
  • Momento em que os 1.200 alunos, junto com os cabos da Polícia Militar, Gonzaga e Celso, realizaram o juramento Proerd