Editorial : Mais educação

Os meses de janeiro e fevereiro são os principais para o ingresso de estudantes no ensino superior. Neste contexto, a Prefeitura de Pindamonhangaba abriu inscrições para bolsas de estudos para estudantes do Ensino Superior.

A oferta de bolsas de estudo pelas administrações municipais tem se consolidado como alternativa aos programas nacionais de estímulo ao ingresso ao ensino superior, como o Fies, que a cada ano tornam-se mais competitivos.

O crescimento da oferta de vagas no Ensino Superior e uma política cada vez mais intensa de oferecer bolsas de estudo permitem que os jovens vejam as possibilidades profissionais crescerem.

A influência das instituições de Ensino Superior sobre determinadas regiões, por conseguinte, tem sido apontada como fator de transformação local e regional. Não se pode mais contar de forma exclusiva com a atração de empresas de grande porte ou de novos empreendimentos para promover desenvolvimento. É preciso fomentar ações para formação do capital humano, pois as universidades geram, sistematizam e difundem conhecimentos científicos e culturais.

Elas contribuem para transformação social e econômica em todos os países, mas principalmente naqueles que estão em desenvolvimento, como o Brasil.

Com isso, desencadeia-se um processo de mudança econômico-social por meio da criação de um ambiente intelectualmente diferenciado. O mercado de trabalho passa a contar com um número significativo de profissionais qualificados, com ampliação do acervo local de conhecimento, concretizando processos efetivos de inovação.