Registro Cultural : Mais uma conquista do eclético literato

Com satisfação registramos mais uma conquista do colunista quinzenal deste jornal (coluna Proseando) Maurício Cavalheiro, escritor que já figura como destacado vulto literário de Pindamonhangaba. Maurício está entre os vencedores do 17º Concurso de Texto de Teatro “Tia Helô”, promovido pelo município de Ubatuba.
O evento literário, denominado “Concurso Literário – 2018”, foi composto pelo 31º Concurso de Poesia “Idalina Graça”, 30º Concurso de Poesia Estudantil “Idalina Graça”, 25º Concurso de Contos “Washington de Oliveira”, 17º Concurso de Texto de Teatro “Tia Helô” e o 4º Concurso de Crônicas “Prof. José Ronaldo dos Santos”.
Os vencedores (1º, 2º e 3º lugares) serão anunciados em uma cerimônia, no dia 25 de outubro de 2018, às 19 horas, na Biblioteca Municipal de Ubatuba (Praça 13 de Maio, 52, centro).
Parabéns ao Maurício, titular da cadeira nº 30T da APL-Academia Pindamonhangabense de Letras. Os colegas da APL o cumprimentam por mais uma conquista literária. Maurício, que já foi premiado como poeta (em concursos de poemas, sonetos, haicais, poesia de literatura de cordel, e em trovas), premiado também como cronista e contista, agora mostra a sensibilidade de sua pena como dramaturgo.

Aos mestres com carinho

Homenageando os professores pela data, comemorada em 15 de outubro, Registro Cultural relembra duas trovas de autores pindamonhangabenses sobre o tema, premiadas há 19 anos (XV Encontro de Trovadores de Petrópolis – 1999):

Muitas palavras busquei
que rimassem com “amor”,
e a mais bonita que achei
foi uma só… “Professor”!

João Paulo Ouverney
– 1º lugar

 

Professor, eu te bendigo
por tanta benfeitoria;
és a semente de trigo
do pão da sabedoria.

Ernesto Tavares
de Souza – 4º lugar

  • O inesquecível Ernesto Tavares (1939-2005) e João Paulo Ouverney, premiados trovadores locais
  • Escritor de talento, Maurício concilia as modalidades literárias numa só prática