Manutenção nas escolas municipais e Cmeis continua

COLABOROU COM O TEXTO: Jennifer Gonçalves
***
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, continua realizando a manutenção das escolas e Cmeis da Rede Municipal. Todas as unidades do município receberão as obras, totalizando 60 prédios.
A primeira fase das obras foi iniciada em setembro do ano passado. Após a queda do telhado da escola Padre Zezinho, no início de 2017, a Secretaria identificou a necessidade de cuidar da estrutura das unidades. Todas as escolas da rede passaram por uma verificação classificando as unidades emergencialmente.
Durante o ano passado, 20 prédios passaram pela manutenção, sendo 19 escolas e Cmeis e a nova sede da Secretaria de Educação e Cultura, que está em fase final, com um investimento inédito de R$ 8.347.000,00 na estrutura educacional de Pindamonhangaba.
Mesmo as obras acontecendo durante o ano letivo, as aulas não foram afetadas, sendo propostas alternativas como unir turmas, transferir salas para unidades próximas, ou utilização do espaço dos centros comunitários.
Para o secretário de Educação, professor Julio Valle, essas ações precisaram acontecer de forma emergencial, mesmo durante o ano letivo, como forma de segurança para as próprias crianças. “Após a queda do telhado da escola Padre Zezinho foi necessária esta atitude emergencial. Algumas escolas não recebiam manutenção há 14 anos”, reforça o secretário.
Entre as principais intervenções realizadas nas unidades está pintura e a troca de portas, revisão do telhado e instalação de manta térmica, cobertura de forro, revisão hidráulica, identificação de vazamentos e liberação de sanitários interditados, além de adequação de vasos sanitários em tamanho infantil para as unidades que atendem crianças menores. Além dessas ações as unidades receberam revisão elétrica, como instalação de interruptores nas salas gerando economia, e a implantação de mais de 50 lousas digitais e instalação da rede de WiFi buscando a informatização. Houve também a readequação das despensas para que o armazenamento de alimentos respeite as normas da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.

  • Todas as 60 unidades escolares passarão por manutenções