Maratonista de Pinda conquista troféu no deserto do Saara

Colaborou com o texto: Víctor Belmonte
***
Em todo o mundo o número de participantes de corridas tem aumentado, corredores amadores que buscam o profissionalismo ou simplesmente a qualidade de vida. Há algumas provas mais exóticas, com grau de dificuldade muito alto, com isso exigindo muito preparo para a participação.
Uma dessas provas é a Moutain Do – Etapa do Saara, realizada no Marrocos, continente africano. Essa competição aconteceu no último dia 19 de novembro e teve a participação de um corredor de Pindamonhangaba: Sérgio Callipo Junior.
Sérgio participou da maratona, com distância de 42.195 metros. O atleta completou os 42 quilômetros na décima terceira colocação geral, e em segundo lugar na sua categoria.
Em sua carreira, Sérgio acumula mais de 20 maratonas, e provas com alto grau de dificuldade, com provas em locais nada propícios para a atividade esportiva, como o deserto do Atacama, no Chile, o mais seco do mundo; Patagônia, na Argentina, onde a temperatura é muito próxima de 0°C, e no Peru, com mais de 3.000 metros de altitude.
Ele ressalta a dificuldade de correr num deserto: “o terreno onde acontece a maratona varia muito entre areia muito fofa, deserto negro e dunas de areia, para participar de uma prova nessas condições é necessário um trabalho de força meses antes”.

  • Sérgio Calippo Júnior completou os 42 km da prova em 2º lugar da categoria