Vanguarda Literária : MARCELO MOUTINHO: UMA SAUDADE…

Foi tanta gente querida
residir na eternidade,
que a rua da minha vida
é asfaltada de saudade

Com esta bela Trova ( poesia setissilábica de 4 versos, rimas alternadas e sentido completo), o grande Poeta-Trovador fluminense Adolpho Macedo sintetizou o sentimento que nos invade, ao se referir aos que foram convocados para o Reino do Senhor, após cumprirem a sua missão no nosso planeta de dores e expiações.
O mundo passa , nos tempos atuais, por intenso sofrimento decorrente da perda de milhões de vidas humanas que são ceifadas pela COVID-19, a Grande Pandemia do nosso século que tanto nos causa preocupação. Seres humanos que habitam a casinha do nosso bem-querer têm suas vidas ceifadas pelo terrível Coronavirus, deixando a dor da saudade infinda e um vazio difícil de preencher.
Muitos do nosso meio médico nem tiveram tempo de dizer ADEUS !Entre eles, um amigo incondicional, profissional brilhante na área da Ortopedia e Cidadão de elevados méritos: DOUTOR MARCELO MAGALHÃES MOUTINHO, em plena idade produtiva, diria, no auge da sua carreira brilhante. Marcelo tinha um temperamento forte, sincero até a medula dos ossos, sinceridade essa, por vezes agressiva , que escondia uma pessoa doce, que sabia separar o joio do trigo , voltar e pedir desculpas por alguma indelicadeza de sua parte e, servir os que precisavam de seus préstimos. Extremamente ÉTICO distinguia as questões de relacionamento pessoal daquelas que envolviam o exercer da Medicina honrada, competente, colocando a Arte Médica acima de tudo. Era generoso mesmo com os que não simpatizavam com ele ou tinham pequenas desavenças. Recordo-me de um fato incrível, marcante, que jamais esquecerei! Fora convocado para dar um laudo técnico-pericial sobre a conduta de um colega que estava sendo acusado num processo, com o qual tivera um desentendimento. Foi NOBRE E ALTIVO : defendeu até o último parágrafo do seu parecer o colega que estava sendo injustamente acusado.
E, o que dizer do seu amor pelos animais, em especial, os cães? Lembro-me perfeitamente que, certa vez, vinha com ele no seu carro, de Taubaté para Pindamonhangaba ,parou o seu Mercedes para recolher e prestar socorro a um cachorro que fora atropelado por um motorista irresponsável e cruel que se evadiu. Acompanhei-o até um veterinário que conseguiu salvar o pequeno e indefeso animal . Eis, portanto, um pouco do agir e do pensar do DOUTOR MARCELO, em cujo dicionário não existiam as palavras: covardia, hipocrisia e deslealdade, apanágio dos que vivem nas trevas, não procuram evoluir espiritualmente e seguem a estrada do viver envoltos nas trevas da maldade, do orgulho e do desamor.
No meu simples entendimento, sobre esse Homem Verdadeiro que nos deixa, poderíamos dizer o que o Apóstolo Pedro falou ao centurião Cornélio ( Atos, 10:38) referindo-se a Jesus: “ Pertransiit benefaciendo et ejus Sepulchrum Gloriosum!”( “ Transitou fazendo o bem, e, para ele um Sepulcro Glorioso!”).
Ave, MARCELO, deixaste o bom exemplo, e leva contigo as flores da nossa saudade, e esta Trova nossa, simples, cheia de respeito e carinho:
Partiste…Tudo prossegue,
quanto sonho foi desfeito,
fazendo com que eu carregue
o amigo morto no peito !