Maricá tem palestras sobre o “Outubro Rosa”

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
Na tarde da última sexta-feira (26), o “Programa Saúde da Família” (PSF) do bairro Maricá promoveu palestras para as mulheres que moram na localidade. A atividade contemplou o calendário do “Outubro Rosa”, que tem ações de conscientização sendo realizadas em todos os postos de saúde dos bairros de Pindamonhangaba.
A tarde contou com duas palestras preparadas para abordar a saúde da mulher, tendo em vista, especialmente, a conscientização sobre o câncer de mama. A primeira foi sobre a importância da prevenção do câncer de mama, realizada pela enfermeira responsável pela unidade, Roseane Corrêa Lima. Logo em seguida, houve a palestra “empoderamento da mulher”, com a coach Simone Frasson.
“É importante ter esses eventos para trabalhar com a comunidade o controle das doenças, além de ter participação junto à equipe de saúde para promover a campanha ao câncer de mama”, Roseane.
“Carreta da Mamografia”
O veículo itinerante “Mulheres de Peito”, do Governo do Estado, está atendendo o público feminino de Pindamonhangaba, no estacionamento da prefeitura. Os atendimentos são de segunda-feira a sábado, sendo de segunda a sexta, distribuição de 50 senhas por ordem de chegada e atendimento no mesmo dia, das 9 às 18 horas; e no sábado, distribuição de 25 senhas, com atendimento das 9 às 13 horas.
A “Carreta da Mamografia” permanecerá em Pinda até o dia 10 de novembro, com realização dos exames até o dia 8 de novembro. Mulheres de 35 a 49 anos precisarão apresentar o pedido médico, cartão SUS e RG; acima de 50 anos serão necessários somente o RG e o cartão SUS.
Incidência de câncer nas mulheres
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, somente neste ano, são esperados 16.370 casos novos de câncer de colo de útero, com um risco estimado de cerca de 17 casos a cada 100 mil mulheres. O Instituto afirma também que o câncer de mama é o gênero mais comum entre as mulheres brasileiras, correspondendo a cerca de 30% de novos casos ao ano. O câncer de mama também acomete homens, mas são raros os casos e representam somente 1% do total.

  • Conversas focaram no empoderamento e na saúde da mulher