Editorial : Matemática: integração e aprendizado

Misturar arte, talento e matemática. Será que pode dar certo? Foi o que cerca de 250 educadores comprovaram ao participarem do “I Seminário Municipal de Matemática nos Anos Iniciais”. Realizada pela Prefeitura de Pindamonhangaba por meio da Secretaria de Educação e Cultura, a iniciativa reuniu professores das redes pública e privada e propôs um mergulho no universo da matemática.

Uma disciplina muitas vezes tida como fria e até “chata”, mas tão fundamental em nosso dia a dia.

Talvez, a dificuldade encontrada pela maioria seja justamente pela maneira como a matemática sempre foi apresentada aos alunos. Para quebrar este estigma, o evento contou com oficinas de origami e de jogos, além da abordagem “Aritmética sob o olhar da Pedagogia Waldorf” – que procura integrar o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos, baseada na filosofia da educação do filósofo austríaco Rudolf Steiner.

O resultado foi um encontro dinâmico e enriquecedor. De acordo com os próprios participantes, “as oficinas abriram o horizonte para a disciplina dentro da sala de aula e a palestra além de matemática, abordou sociedade, comportamento, responsabilidade e solidariedade, preparando as crianças para o mundo”.