Nossa Terra Nossa Gente : MEDALHA DO MÉRITO ATHAYDE MARCONDES

Ao pesquisar as obras de Athayde Marcondes (1863 – 1924), de modo especial o célebre “Pindamonhangaba Atravéz de Dois e Meio Séculos”, encontrei no historiador-mor da Princesa do Norte uma personalidade envolvida por um sentimento profundo de respeito e carinho pela terra que chamou de “berço perfumado de meus amores e terra querida de meus filhos”.

Esse singular apreço de Athayde por Pindamonhangaba permanece inviolável, e, em 2013,sesquicentenário deseu nascimento, a Câmara Municipal de Pindamonhangaba (porsugestãode José Luiz Gândara Martins, neto de Athayde) aprovouo Decreto Legislativo no 03/2013, de autoria do vereador José Carlos Gomes – Cal, que instituiua MEDALHA DO MÉRITO ATHAYDE MARCONDES, a ser outorgada anualmente a um cidadão, a uma empresa ou a uma instituição que tenha contribuído destacadamente para a história e a cultura do município de Pindamonhangaba.

Desde que foi instituída, foram agraciados com tal honraria:

ALTAIR FERNANDES – 2013

Jornalista, poeta e escritor que, diariamente, utiliza a supracitada obra de Athayde como fonte de pesquisa dos artigos sobre a história de Pindamonhangaba veiculados no jornal Tribuna do Norte.

FRANCISCO PIORINO – 2014

Advogado e escritor que não mede esforços para promulgar a história e a cultura de sua terra natal, publicando livros sobre a vida e a obra de pindamonhangabenses notáveis.

JÚLIA SAN MARTIN BOAVENTURA – 2015

Professora, dedicou sua vida à formação de gerações de crianças e jovens. Escritora de renome, publicou vários livros, dentre eles, A Fiel Depositária Euterpe, um compêndio relatando a história da bicentenária banda pindamonhangabense.

JOAQUIM DA FIGUEIRA – 2016 “POST MORTEM”

Joaquim José Eugênio ganhou o apelido “Joaquim da Figueira” por ser um grande defensor da figueira das Taipas, árvore que teria servido de ponto de descanso para Dom Pedro I em sua passagem pela região. O português nascido em 1900, ao saber da existência desse exemplar, mudou-se em 1924 para Pindamonhangaba para protegê-lo. Adquiriu as terras no seu entorno, construiu o armazém “Ponto da Figueira Luso-Brasileiro” e, ao longo dos seus 95 anos, lutoupela preservação daespécie milenar.

CORPORAÇÃO MUSICAL EUTERPE – 2018

A Euterpe, fundada em 1825,nesses dois séculos de existência, produziu incontáveis contribuições culturais e sociaisa Pindamonhangaba, dentre as mais recentes, a Banda de Aprendiz, a Orquestra de Cordas Jovens, o Coral Dona Júlia San Martin Boaventurae o Projeto Musicando na Escola.

ALBERTO SANTIAGO – 2019

O ativista cultural, dramaturgo e poeta, Alberto Santiago, trouxe relevantes contribuições ao município, como o FESTIPOEMA, o FESTE eprojetos culturais destinados à formação de atores.

MARIA SOLANGE LOBO – 2020

Especialista em capacitações de dança, jazz e expressão, Solange desenvolve projetos sociais, destacando-se o Projeto de Dança na Casa Transitória Fabiano de Cristo, o Programa Escola da Família e a Companhia de Dança Corpus Paradise.

FAZENDA NOVA GOKULA – 2021

Desde 1978, a Fazenda Nova Gokula tem empreendidoum modus operandi respaldado na máxima de seu mestre fundador Swami Prabhupada: “vida simples, pensamento elevado”.Embasada religiosa e culturalmente em valores e princípios contidos nos textos sagrados da antiga Índia, a fazenda tem proposto à sociedade cultura e educação vinculadas a espiritualidade,consciência ambiental, gastronomia natural efestivais temáticos.

A cada entrega da Comenda do Mérito Athayde Marcondes, louvamos a memória do célebre historiador, o labor cultural das novas gerações e, com isso, acrescentamosnovos elos à corrente de respeito e admiração com que Athayde exaltounossa“Princesagentil, mimo do norte, cidade feiticeira”.

  • Arquivo Pessoal.