Médicos do Revalida iniciam atendimento no município

No total, 23 médicos já estão atuando em sete unidades de saúde de Pindamonhangaba

Colaborou com o texto: Victor Gobbo

Na última quinta-feira (1º/8), aconteceu a aula inaugural com a presença dos médicos participantes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), do Ministério da Educação, na Santa Casa de Pindamonhangaba.
No dia, foram feitos esclarecimentos sobre o programa e contou com a presença dos médicos que estarão fazendo as atividades complementares e dos médicos que serão preceptores, tanto da Santa Casa quanto da rede municipal. Ao todo, são 23 médicos em estudos complementares do Revalida, atuando na Santa Casa, UBS Ipê II, UBS Azeredo, Ciaf, UPA Moreira César, Pronto-Socorro e Saúde Mental.
Para a secretária adjunta de Saúde, Mariana Freire, “os médicos do Revalida estão muito entusiasmados com o início das atividades, gostaram muito da nossa cidade e acreditamos que a parceria seja um sucesso”.
Desde sexta-feira (2), os médicos já estão fazendo auxílio de atendimento nas unidades de saúde do município, com acompanhamento dos seus preceptores.

Como funciona o programa

Médicos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, que obtiveram diploma de graduação em instituições estrangeiras reconhecidas no país de origem, precisam participar do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), do Ministério da Educação, para atuarem no Brasil. Além da prova, também são necessários estudos complementares, realizados por meio de parceria com instituições como Universidade Federal do Mato Grosso que, por sua vez, é parceira da Universidade São Lucas na realização da parte prática da formação, obrigatoriamente na rede pública.