Melhorias na EM João Cesário levam mais conforto e segurança para alunos

Os serviços de manutenção e de melhorias em todas as unidades de ensino municipais continuam em andamento, beneficiando milhares de alunos.
A Escola Municipal João Cesário, no Feital, foi uma das 60 unidades que recebeu os reparos, em atendimento à grande demanda de alunos, devido ao crescimento exorbitante do bairro nos últimos anos. A unidade de ensino atende 560 alunos da educação infantil e do ensino fundamental.
Foram ampliadas duas salas de aulas, feita a recuperação do espaço destinado aos professores para descanso e reuniões com os pais de alunos, mantendo a privacidade. Com as novas salas, será possível, inclusive, acolher melhor os alunos, num espaço mais amplo e adequado, além da possibilidade de abertura de novas vagas para o próximo ano, visando atender os alunos do bairro.
A revitalização do pátio, com a colocação de bloquetes e grama, e a mudança da área de estacionamento, propiciaram um maior espaço para as atividades desenvolvidas pelos professores fora da sala de aula e para as brincadeiras dos alunos na hora do intervalo.
Melhorias
nas escolas
A primeira fase da manutenção nas unidades de ensino foi iniciada em setembro do ano passado. Após a queda do telhado da escola Padre Zezinho, no início de 2017, a Secretaria de Educação da Prefeitura identificou a necessidade de cuidar da estrutura das unidades. Todas as escolas da rede passaram por uma verificação classificando as unidades emergencialmente.
Durante o ano passado, 20 prédios passaram pela manutenção, com um investimento inédito de R$ 8.347.000,00 na estrutura educacional de Pindamonhangaba.
Entre as principais intervenções realizadas nas unidades está: pintura e troca de portas, revisão do telhado e instalação de manta térmica, cobertura de forro, revisão hidráulica, identificação de vazamentos e liberação de sanitários interditados, além de adequação de vasos sanitários em tamanho infantil para as unidades que atendem crianças menores.
Além dessas ações, as unidades receberam revisão elétrica, como instalação de interruptores nas salas gerando economia, e a implantação de mais de 50 lousas digitais e instalação da rede de Wi-Fi buscando a informatização. Houve também a readequação das despensas para que o armazenamento de alimentos respeite as normas da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.

  • Benfeitorias colaboram também para melhor acolhimento dos alunos e funcionários