As Porcelanas de Therezinha Villela Piorino

Menina de Santa Rita de Jacutinga, pequeno município de Minas Gerais, onde nasceu e viveu os primeiros anos da infância. Aos 9 anos, sua família mudou-se para Pindamonhangaba onde Therezinha Villela concluiu os anos iniciais de sua formação escolar e, “na flor da idade”, enamorou-se e casou-se com o jovem pindamonhangabense Francisco Piorino Filho.
Professora egressa do Curso Normal da Escola João Gomes de Araújo, prosseguiu os estudos graduando-se em Ciências na Universidade de Taubaté e Biologia na Organização Mogiana de Educação e Cultura, em Mogi das Cruzes – SP. A renomada professora Therezinha Piorino, por quase 30 anos, soube conciliar família e trabalho com atenção e cuidado. Como ela disse-me, “fiz uma via-sacra por várias escolas do Vale do Paraíba”, tendo partilhado o conhecimento da ciência da vida a muitos alunos.
Ao aposentar-se, Dona Therezinha (como era carinhosamente chamada) ganhou,de presente, tempo para dedicar-se à arte! A arte sempre acompanhou seus dias, entretanto, a pintura em porcelana acabou tornando-se a sua eleita.
Artista dedicada e perfeccionista que aprendeu a ser, Therezinha Piorino buscou a formação necessária para aprimorar a pintura em porcelana com renomados mestres, tendo sido aluna de Terezinha Miné Antunes, Mário Watanabe, Leonor Botas (Portugal) e outros.
Seu ateliê mais parece um santuário de rara beleza! Ficamos hipnotizados pela diversidade de formas, pela exuberância das cores, pela delicadeza de seus traços, pela composição do espaço, pela delicada luz divina que suas peças nos transmitem, fruto do trabalho que só mãos que se consagram inteiramente à arte são capazes de criar!
A primeira exposição dos seus trabalhos -“A Arte em Porcelana de Terezinha Villela Piorino”, realizada em 2013 no Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro e D. Leopoldina, em Pindamonhangaba, reuniu uma mostra de seu acervo, uma coleção de mais de 300 peças.
Os conhecimentos adquiridos nessas 3 décadas dedicadas à arte do fogo, estão reunidos no livro de sua autoria “Um pouco sobre… PORCELANA E FAINÇA”, lançado em 2014. Com esta obra celebramos a sua arte como expressão maior de sua delicada alma e de suas habilidosas mãos!
Mãos de escritora! Mãos da mestra que nos dá a mão e nos conta a história da Porcelana e da Faiança desde os tempos mais remotos! Mãos da artista que pinta pratos, xícaras, bandejas, vasos,… para ilustrar as páginas da própria vida! Mãos que escrevem na história da professora de Ciências e Biologia, a história da artista. Mãos de anjo que se unem para bendizer a arte da vida, todo santo dia! Mãos que assinam Therezinha Villela Piorino!
Que Santa Therezinha e o Divino Pai Eterno abençoem suas tão delicadas mãos!

  • A artista em seu ateliê