Meninos devem ser imunizados contra HPV

Todos os postos de saúde de Pindamonhangaba iniciaram, no dia 3 de janeiro, a vacinação contra o HPV de meninos entre 12 e 13 anos. A iniciativa é do Ministério da Saúde em parceria com as prefeituras de todo o país.
O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.
A expectativa é que mais de 3,6 milhões de meninos sejam imunizados em 2017. Além disso, devem ser vacinadas as meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas. A estimativa é de que 500 mil adolescentes estejam nessa situação. Até o ano passado, a faixa etária para o público feminino era de 9 a 13 anos.
Desde a incorporação da vacina no Calendário Nacional, em 2014, já foram imunizadas 5,7 milhões de meninas com a segunda dose, completando o esquema vacinal. Esse quantitativo corresponde a 46% do total de brasileiras nessa faixa etária.
O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa a proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.
A vacina disponibilizada para os meninos é a quadrivalente, que já é oferecida desde 2014 pelo SUS para as meninas. Confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV, com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. Vale ressaltar que o câncer de garganta e o de boca são o 6º tipo de câncer no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes. Além disso, mais de 90% dos casos de câncer anal são atribuíveis à infecção pelo HPV.
Meningite
Além da vacina contra HPV, o os postos de saúde estão oferecendo a vacina meningite C para adolescentes de ambos os sexos, com 12 a 13 anos.
Até o ano passado, a vacina era dada em três doses: aos três, cinco e doze meses, com uma média de cobertura considerada muito boa, de 95%. No entanto, os dados mostram que o poder de proteção do imunizante vai se perdendo ao longo dos anos. Daí a ideia de ofertar mais uma dose. O objetivo é vacinar 80% do público alvo, equivalente a 7,2 milhões de adolescentes.
Os adolescentes devem procurar o posto de saúde mais próximo à sua casa, acompanhados dos pais ou responsáveis, com a caderneta de vacinação e documento de identidade, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas.
A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba enfatiza que as duas vacinas já fazem parte do calendário oficial de vacinações e vão continuar disponíveis nos postos de saúde por todo o ano.

Imagens: Divulgação
  • A vacina está disponível em todos os postos de saúde do município, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17 horas