Meninos também serão vacinados contra HPV

A vacina contra o HPV fará parte do calendário de vacinas dos meninos de 12 e 13 anos a partir deste mês. Com isso o Brasil será o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a imunização em programas nacionais.
A vacina já era oferecida para meninas de 9 a 13 anos desde 2014, agora também poderá ser aplicada em meninas de 14 anos.
O objetivo na imunização dessa faixa-etária é proteger os jovens antes do início da vida sexual, portanto, antes do contato com o vírus.
A expectativa é que mais de 3,6 milhões de meninos sejam imunizados em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids, que também passarão a receber as doses. Para isso, o Ministério da Saúde adquiriu seis milhões de doses. A faixa-etária da vacinação será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.

HPV para meninos

O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). Para este grupo é necessário apresentar prescrição médica.
A estratégia tem como objetivo proteger contra os câncer de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.
A vacina disponibilizada para os meninos é a quadrivalente, que já é oferecida desde 2014 pelo SUS para as meninas. Ela garante proteção contra quatro subtipos do vírus HPV, com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.

HPV para meninas

Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Imagens: Divulgação
  • Expectativa é que mais de 3,6 milhões de meninos sejam imunizados em 2017